quarta-feira, 28 de maio de 2008

3ª Cavalgada de 2008 - Cristal do Horizonte

Resumo da Cavalgada:
Destino: Pousada Cristal do Horizonte
Data: 22 e 23 de maio de 2008
Percurso: 46 km (ida e volta)
Tempo de cavalgada: 09:50h às 16:10h, com parada para o almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Cavaleiros: Edison, Lucy, Bruna, Áureo, Dagoberto, Luis, Ledir, Jéssica, Vicente e Ralf

A 3ª Cavalgada de 2008 do Rancho Ventania aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, tendo como destino, a Pousada Cristal do Horizonte, distante 23 km do Rancho. Participaram deste evento, o Edison, Lucy, Bruna, Áureo, Dagoberto, Luis, Ledir, Jéssica, Vicente e Ralf.
A cavalgada partiu do Rancho Ventania às 09h50min, em direção à Vila de São Luis, onde o grupo encontrou o Luis, a Ledir e a Jéssica.

O dia estava ensolarado, um pouco quente, mas todos estavam animados, e as conversas iam aos poucos, trocando de parceiros e de assuntos. Às 13 horas chegamos à Capela do Tamanduá, a 2ª mais antiga do Paraná, construída em 1730, pelos Jesuítas. Um delicioso almoço nos aguardava, servido pelo Lazinho, com a sua simpatia habitual. O arroz carreteiro, feijão tropeiro, filé grelhado e salada de tomate e repolho foram perfeitos para a ocasião, além da indispensável cervejinha ou refrigerante. Uma conversinha com um e com outro, uma dormidinha na grama, e chegou a hora de retomar a viagem. Partimos novamente às 15:10h, e após uma hora de cavalgada, chegamos à Pousada Cristal do Horizonte. Desencilhamos os cavalos, e os soltamos no piquete, onde eles correram, se rolaram e sabiam que por ora, a missão deles estava cumprida. Agora, era só pastar, beber a água do rio e descansar. Nós recolhemos as tralhas e cada um se instalou em seu chalé ou quarto. Descemos um trecho do Rio Tamanduá a pé, até chegarmos às belíssimas cachoeiras e panelas, para tirar fotos. A água gelada desanimava para o banho, mas o visual com o por do sol foi de tirar o fôlego.
Às 20:00 horas aguardávamos ansiosos e famintos pelo jantar, onde o carneiro assado e o porco recheado feitos pela Madalena foram os destaques. Com este banquete, só restava a cama, para um merecido descanso.
No dia seguinte, após o café da manhã, o Áureo e o Dagoberto retornaram ao Rancho Ventania, numa cavalgada de duas horas. O restante do grupo, então formado pelo Edison, Lucy, Bruna e Vicente, partiram em seus cavalos com o Lazinho, com a missão de recolher 30 cabeças de gado, e conduzi-las até a mangueira na sede da fazenda para serem vacinados. Este foi sem dúvida, o ponto alto da cavalgada, uma atividade que certamente ficará na memória de todos. Já na mangueira, participaram inclusive, da vacinação dos animais.

Todos felizes e contentes, almoçamos na Pousada e retornamos ao Rancho Ventania, em 2 horas e 15 minutos. No Rancho, ainda servimos um café colonial, encerrando a nossa 3ª cavalgada, e já nos programando para a 4ª cavalgada, que acontecerá em junho.
Um agradecimento à parte ao amigo Bira, proprietário da Pousada Cristal do Horizonte, que nos brindou com a sua hospitalidade, e nos proporcionou um maravilhoso feriado.