terça-feira, 15 de dezembro de 2009

6ª Cavalgada de 2009 - Cerro do Purunã

Resumo da Cavalgada:

Destino: Cerro do Purunã
Data: 06 de dezembro de 2009
Distância: 17km
Tempo de Cavalgada: 09:20h às 13:40h.
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, floresta.
Atrativos: a paisagem vista do ponto mais alto de São Luiz do Purunã.

Cavaleiros: Edison, Lucy, Bruna, Ivo, Hélio Cerqueira, Rosali, Luis, Eneida, Ciro, Cézar, Marcelo, Celso Freire, Ana Karolina, Altair, Felipe, Enzo, Célia, Marçal, Tiano e Tianinho.



O café foi servido mais cedo no Rancho, e a cavalgada rumo ao Cerro do Purunã partiu às 9:20h, com um percurso de 17km, com 20 cavaleiros. O dia amanheceu nublado, mas sem chuva ou garoa, propiciando um clima muito agradável para a cavalgada. Seguimos pela estrada de chão, cortando alguns trechos de campo nativo, atravessando córregos sobre lageados de pedra, apreciando a sombra de uma linda floresta nativa, que atravessamos por uma estradinha secundária. Chegamos à estrada do Cerro, onde o percurso começava a exigir mais dos cavalos, mas o passeio era mantido sempre no passo, para que todos pudessem admirar a vista do extenso Vale do Rio Açungui, que era apenas uma pequena amostra do que iríamos encontrar pela frente. Deixamos a estrada e tomamos o caminho que nos leva ao alto do Cerro. Uma subida íngreme, que testou o condicionamento dos cavalos, levou os cavaleiros ao ponto mais alto de São Luiz do Purunã: estávamos a 1.150 metros de altitude, o Sol mais uma vez nos recebeu, e nós estávamos simplesmente maravilhados com o que nossos olhos viam. Uma planície de altitude, uma pastagem impecavelmente limpa, e um horizonte infinito, que deixou a todos extasiados, sem poder acreditar no que viam. A sensação de estar montado em um cavalo com aquele cenário a nossa volta foi indescritível. Permanecemos no alto do Cerro por uns 40 minutos, cavalgando pelos campos, e depois fazendo um lanche rápido, entre conversas, suspiros, e a sensação de estar literalmente no “céu”. Com muito pesar, iniciamos o retorno, embora a vontade de todos fosse de permanecer naquele Paraíso pelo resto do dia. Mas o consolo de todos era saber que um delicioso almoço da Elvira estava a nossa espera no Rancho Ventania, fechando um final de semana de cavalgada com chave de ouro.
Um agradecimento especial ao Chiquinho, que confiou na organização da cavalgada e recebeu os cavaleiros com a sua simpatia habitual, e aos guias da cavalgada, Tiano e Tianinho, que trabalharam no sentido de dar toda segurança e confiabilidade à 6ª Cavalgada, permitindo-nos manter o padrão de qualidade das cavalgadas do Rancho Ventania.

E se preparem para 2010: estamos programando novas cavalgadas, e a primeira já acontecerá em janeiro!!

sábado, 12 de dezembro de 2009

5ª Cavalgada de 2009 - Fazenda Santa Rita

Resumo da Cavalgada:

Destino: Fazenda Santa Rita
Data: 05 de dezembro de 2009
Distância: 28km
Tempo de Cavalgada: 09:40h as 16:45h com parada para almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, floresta, reflorestamento, campos naturais.
Atrativos: Canyon da Ferradura, cavalgar pela imensidão dos campos, Sede da RPPN Butuquara.

Cavaleiros: Ângela, João Batista, Hélio, Sérgio, Emília, Enzo, Célia, Altair, Felipe, Ana Karolina, José Vicente e Nilson.



A 5ª Cavalgada de 2009 do Rancho Ventania aconteceu no dia 5 de dezembro, e contou com a participação de 11 cavaleiros. Logo cedo foi servido o tradicional café da manhã no Rancho, e às 9:40h partimos em direção à Fazenda Santa Rita. O tempo não estava dos melhores, e uma garoa fina insistia em nos acompanhar, obrigando todos os participantes a usarem suas capas de chuva. Mesmo assim, a cavalgada foi muito agradável, com percurso leve de 28km de ida e volta, passando por estradas rurais, áreas de reflorestamento, e as belíssimas paisagens dos campos naturais, quebrados abruptamente pelos cânions da Escarpa Devoniana. No meio da trilha fomos recepcionados pelo nosso anfitrião e amigo, Luis Eduardo Veiga Lopes, que desta vez não estava à cavalo, mas de Jeep. O Marco Antonio e seu filho, Christian também acompanharam a cavalgada de Jeep, dando apoio moral à sua esposa, Ângela, a única cavaleira de São Luis do Purunã a participar do evento. Saímos do percurso habitual, desviando em direção ao Cânyon da Ferradura, um pequeno cânyon em forma de ferradura, margeado por enormes paredões de pedra, que chegam a 50 metros de altura em alguns pontos. Ao longo de todo trajeto, a cavalgada contou com o apoio dos 3 veículos traçados, para levar o almoço e bebidas ao nosso ponto de descanso: a RPPN Butuquara, onde chegamos após 3 horas de cavalgada. Um local que impressiona pelo seu isolamento e beleza natural. No almoço foi servido arroz branco, uma deliciosa costela de panela que recebeu muitos elogios, e macarrão à bolonhesa, além da salada de tomate. A garoa deu lugar ao sol, animando ainda mais os participantes, e enquanto descansávamos contemplando uma paisagem deslumbrante, os cavalos pastavam em um piquete, aguardando o retorno. Às 15:00h partimos de volta ao Rancho. Após a chegada, os cavalos foram desencilhados e tratados, e os cavaleiros, de banho tomado, aguardavam a hora do rodízio de Pizza, tomando uma cervejinha, uma caipirinha ou um bom vinho no jardim do Rancho. A noite ainda esperava por todos para um baile, que os cavaleiros, já cansados, não dispensaram.