sábado, 28 de março de 2009

1ª Cavalgada de 2009 - Fazenda Butuquara


Resumo da Cavalgada
Destino: Fazenda Butuquara
Data: 21 de março de 2009
Distância: 19,2km + 9,8km (total: 29km)
Tempo de Cavalgada: 10:30h às 17:40h, com parada para o almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Estrada de terra, reflorestamento, campo nativo, capões de mata, travessia de rios em lageados.
Atrativos: campo nativo a perder de vista, lageados de pedra, Canyon da Ferradura, Museu de Arte Popular da Fazenda Butuquara.


Cavaleiros: Simone, Hélio, João Batista, Sônia, Pedro, nora da Sônia, filho da Sônia, Herbert, Emília, Sérgio, Edison, Lucy, Bruna, Áureo, Dínora, João Gabardo, Paola, Sandra, Marcelo, Hélio Cerqueira, Rosali, Luis, Eneida, Renata, Nilson e Ralf.

O dia amanheceu indeciso, são sabia se chovia ou fazia sol, e a expectativa dos cavaleiros era grande, pois dez deles vieram de Piraquara especialmente para esta cavalgada. Chegaram ao Rancho Ventania cedo, os cavalos vieram de caminhão com o Mané (menos conhecido como Cristiano). Depois de encilhar os cavalos, o pessoal tomou um café da manhã reforçado no Rancho, para enfrentar a empreita que vinha pela frente. A saída cavalgada aconteceu às 10:30 horas, passamos pela Pousada Cainã, onde mais 8 cavaleiros se juntaram ao grupo, então formado por 28 cavaleiros. O Márcio e o Gé, da Pousada Cainã acompanharam a cavalgada até a entrada da Fazenda Butuquara. A cavalgada seguiu pela estrada de terra, entramos em um reflorestamento de Pinus, que apesar de tudo, mostra o seu lado bucólico, caracterizado pelo silêncio e pelo ambiente sombrio e misterioso. Do reflorestamento, saímos para uma vasta paisagem de campos naturais, onde foi difícil resistir a um galopinho descontraído. O tempo começava a se definir melhor, mas longe, no horizonte via-se as pesadas colunas de chuva caindo sobre a região. Por sorte, não cruzamos o caminho de nenhuma delas. Ao longo de todo trecho, fizemos muitas paradas para tirar fotos da paisagem, uma mais linda que a outra, não se sabia para onde olhar primeiro. Esta região dos Campos Gerais é mesmo de uma beleza ímpar, e essa beleza fica ainda mais destacada onde os campos são quebrados pelos canyons, e pelas esculturas de pedra que o tempo e o vento formaram. Com duas horas de cavalgada estávamos passando próximo ao Canyon da Ferradura, e após três horas, alguns cavaleiros já perguntavam se faltava muito pra chegar. Estávamos atrasados em nosso cronograma, a fome começava a bater, e víamos à nossa esquerda, “pertinho” de nós, a sede da Fazenda Butuquara, onde iríamos parar para o almoço. Mas o trajeto da cavalgada se afastava cada vez mais do nosso objetivo, porque tínhamos que dar a volta por uma área de banhados e brejos, muito comuns nos campos. Aos poucos a trilha seguia em direção à sede, atravessamos dois rios, afluentes do Rio das Pombas, e depois de 4 horas, enfim chegamos ao nosso destino. O Mané já nos aguardava na churrasqueira, com aquela linguicinha no pão, coração de peru e filé assados na grelha, saladas, um arroz com lentilha, e pra completar, a cerveja gelada.
Depois deste farto cardápio, os cavaleiros tiraram um tempinho para descansar à sombra das árvores, enquanto outros visitavam o riquíssimo Museu de Arte Popular, montado e mantido pelo proprietário da Fazenda Butuquara, e grande conhecedor da história do nosso Estado, Senhor José Carlos Veiga Lopes. A ele, deixamos um agradecimento à parte, por sempre nos receber tão gentilmente em sua propriedade.
Às 16:20 horas, encilhamos os cavalos e seguimos o caminho de volta ao Rancho Ventania, desta vez cortando caminho por um trecho de 9,8km. À noite os cavaleiros ainda se deliciaram com a tradicional pizza do Rancho Ventania, encerrando o dia com mais uma cavalgada de sucesso promovida pelo Rancho.