Data: 04 de dezembro de 2010
Distância: 24,5 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 6 horas com parada para descanso, almoço e parada na sorveteria.
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, floresta nativa, mata ciliar, rios, Canyons, área urbana.
Atrativos: cavalgar ao longo do Rio Açungui, almoço à beira do rio, parada na sorveteria.
Participantes:
João Batista, Nico, Agnelo, Fabiano, Reinaldo, Antonio, Dinho, Daniel, Marcelo, Hélio, Denise (Ditador), Virgínia (Pandora), Claudia Cunha (Shiva), Fernando (Lince), Marcelo Muller, Ângela (Bella), Renato, Ana Carolina (Lage), Maurício Moraes, Cibele, Dayane Nunes (Fada), Paula (Tornado), Celso Freire e Vicente (Lembrança).
A última cavalgada do ano do Rancho Ventania tinha um ingrediente fundamental para não dar certo: a previsão do tempo era de chuva para o dia todo. Mesmo assim, a cavalgada foi confirmada no dia anterior, já que o grupo de cavaleiros que veio de Pi

O dia amanheceu com uma fina garoa, insistente, e uma neblina muito densa, típica do inverno dos Campos Gerais. Às 8:30h já estava sendo servido o famoso café da manhã do Rancho, e os primeiros a chegar foram os cavaleiros de Piraquara, que trouxeram seus dez cavalos no caminhão do Mané.
A cavalgada partiu às 10:10h, com 24 cavaleiros, muitos deles cavalgando pela primeira vez pela região de São Luiz do Purunã. A forte neblina obrigou-nos a mudar o roteiro da cavalgada, que previa a descida pela Toca da Onça. Como a maioria dos ca

Às margens do Rio Açungui, à sombra das árvores, encontravam-se diversas mesas espalhadas, onde servimos o almoço: arroz, feijão, costela ao molho, creme de milho e frango refogado com cenoura. Para completar, refrigerante, cerveja, paçoquinha e barra de cereais. Teve gente que repetiu o almoço 4 vezes, enquanto outros não almoçaram, só ficaram “cuidando” da cerveja. Foi dado um tempo para o descanso merecido, e nada mais aconchegante que uma dormidinha em baixo da árvore, ao som das águas do rio.
Mas de repente o tempo começou a mudar, escurecer, vento... Era hora de partir. Cavalos encilhados, enfileiramos todos para a foto do grupo. Foi a ocasião em que fizemos um agradecimento a todos os cavaleiros pela participação em mais uma cavalgada do Rancho Ventania, e presentear as amazonas Denise e Virgínia com uma camiseta, por terem sido as mais assíduas freqüentadoras das nossas cavalgadas. Elas p

Partimos de volta ao Rancho às 13:40h, e depois de subir a estrada da Faxina, chegamos à Vila de São Luiz, onde fizemos uma parada estratégica na sorveteria da Valéria e do Laércio. Sorvetes e refrigerantes estavam liberados a todos os cavaleiros, que se fartaram com a sobremesa. Até então, a chuva só ameaçava, mas o sinal estava dado: ela vinha para molhar, e ninguém escapou. Uma chuva de verão, no final da cavalgada, daquelas de lavar a alma do cavaleiro e do cavalo, deixando a lembrança de mais uma cavalgada impecável, com lugares bonitos, boa comida, e acima de tudo, a união de grandes amigos e parceiros.
Na chegada ao Rancho, um café quentinho, bolo e toalhas secas aguardavam os cavaleiros da 6ª e última Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania.
