terça-feira, 3 de agosto de 2010

3ª Cavalgada 2010 - Cerro do Purunã

Destino: Cerro do Purunã
Data: 31 de julho de 2010
Distância: 22 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 6 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, mata nativa, campos, pastagem, canyons.
Atrativos: contemplação da paisagem do alto do Cerro do Purunã.

Cavaleiros: Gean Carlo (Molde), Lilian Lambert (Lord), Edison (Diamante), Lucy (Gold), Suzy (Tornado), Marcelo Moraes (Fada), Marcelo Cardoso (Lince), Patrícia (Ditador), Priscila (Scooby), João Gabardo (Negro), Paola (Baio), Maria Ângela (Girafa), Sandra (Cainã), Paulo Junqueira (Pandora), Célia Tozetto (Shiva), Marçal (Google Gay Bar), Ielva (Secret), Alvaro, Ivo Cesário, Vladimir, Hélio, Rosali, Luis Eduardo, Júlia, Felipe, Celso Freire, Bernardo, Henrique, Raul Spinato, Adilson, Betina, Ana Laura, Enzo, Célia, Magrão, Suzy, Altair, Paulo, Jarbas e os guias Tiano (Lembrança) e Tianinho (Bolero).



Um agradável dia de sol marcou a 3ª Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania, em São Luiz do Purunã, que aconteceu no dia 31 de julho. O passeio já começou no dia anterior para alguns cavaleiros que pernoitaram no Rancho, garantindo presença no evento. Logo cedo, a mesa do café da manhã estava recheada com broas, bolos, tortas, grande variedade de frios, sucos, e aquele café quentinho, servido no bule. Alguns cavaleiros já preparavam a montaria, escovando seus cavalos, dando aquele brilho especial pra fazer bonito no passeio. O pessoal do Rancho organizava os cavalos que seriam usados pelos cavaleiros que não tinham seu próprio animal, adequando cada montaria ao seu cavaleiro. Finalmente, às 10:15h, a cavalgada partiu do Rancho com seus 51 integrantes, seguindo por estradas rurais, alguns trechos de mata nativa, caminhos que davam vista para a belíssima paisagem da Escarpa Devoniana e o Vale do Rio Açungui. Deixamos a estrada e seguimos por um caminho rumo ao ponto mais alto da região: o Cerro do Purunã. Uma subida íngreme, pesada, um desafio para alguns cavalos, mas que no final, foram recompensados com uma paisagem espetacular: um vasto planalto formado por campos limpos, e a vista de um horizonte infinito, formado por cadeias de montanhas da região de Bateias, indo até o Planalto de Curitiba, identificado pela silhueta de seus prédios. Mais a frente, ainda era possível observar os contornos da Serra do Mar, um pouco ofuscada pela neblina. A cavalgada ainda seguiu uns 5 km pelas trilhas do alto do Cerro, entre áreas de pastagem, campos e matas nativas, alcançando o lado oposto do pequeno planalto, de onde era possível observar a região de Palmeira, e os Campos Gerais no sentido de Ponta Grossa. Finalmente, às 12:30h, chegamos ao ponto de almoço: uma casinha, no meio do campo, onde fomos recepcionados pela cantoria do nosso companheiro Silvestre Alves, o “Cancioneiro da Rota”, com seu violão. Silvestre nos brindou com diversas músicas de sua autoria, e depois teve como parceiro, o Amigo e cavaleiro Hélio Cerqueira Jr., formando um dueto afinado e descontraído. Antes do almoço foi servido um aperitivo de lingüiça com pão, refrigerante e cerveja a vontade. Em seguida veio o arroz, feijão, uma deliciosa costela ao molho, macarrão ao sugo, farofa e saladas. Todos saciados, via-se aos poucos o pessoal se espalhando pelo gramado, tirando aquela soneca com o chapéu cobrindo a cabeça, a cena típica de um cavaleiro descansando após uma cavalgada e um almoço farto. A parada no alto do Cerro durou quase 3 horas, tempo suficiente para curtir a paisagem, pensar na vida, conversar com velhos Amigos, e também de fazer novos Amigos. Criou-se aqui, um clima perfeito de integração e Amizade, pessoas com os mesmos pensamentos e idéias, todas ligadas à magia da Natureza e ao Cavalo, nosso inseparável companheiro.
Hora de retornar, às 15:00h reunimos todo grupo para a foto que certamente marcará a 3ª Cavalgada do Rancho Ventania. E já estamos programando a 4ª Cavalgada do Rancho Ventania, que deverá acontecer em 7 de setembro.