quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

6ª Cavalgada 2010 - Igreja da Faxina

Destino: Igreja da Faxina
Data: 04 de dezembro de 2010
Distância: 24,5 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 6 horas com parada para descanso, almoço e parada na sorveteria.
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, floresta nativa, mata ciliar, rios, Canyons, área urbana.
Atrativos: cavalgar ao longo do Rio Açungui, almoço à beira do rio, parada na sorveteria.

Participantes:

João Batista, Nico, Agnelo, Fabiano, Reinaldo, Antonio, Dinho, Daniel, Marcelo, Hélio, Denise (Ditador), Virgínia (Pandora), Claudia Cunha (Shiva), Fernando (Lince), Marcelo Muller, Ângela (Bella), Renato, Ana Carolina (Lage), Maurício Moraes, Cibele, Dayane Nunes (Fada), Paula (Tornado), Celso Freire e Vicente (Lembrança).


A última cavalgada do ano do Rancho Ventania tinha um ingrediente fundamental para não dar certo: a previsão do tempo era de chuva para o dia todo. Mesmo assim, a cavalgada foi confirmada no dia anterior, já que o grupo de cavaleiros que veio de Piraquara com o Dr. João Batista, e a maioria dos demais cavaleiros estavam dispostos a enfrentar chuva de qualquer jeito.
O dia amanheceu com uma fina garoa, insistente, e uma neblina muito densa, típica do inverno dos Campos Gerais. Às 8:30h já estava sendo servido o famoso café da manhã do Rancho, e os primeiros a chegar foram os cavaleiros de Piraquara, que trouxeram seus dez cavalos no caminhão do Mané.
A cavalgada partiu às 10:10h, com 24 cavaleiros, muitos deles cavalgando pela primeira vez pela região de São Luiz do Purunã. A forte neblina obrigou-nos a mudar o roteiro da cavalgada, que previa a descida pela Toca da Onça. Como a maioria dos cavaleiros ainda não conhecia a região, seria muito fácil se perder em meio à densa neblina e em campo aberto, por isso optamos em seguir até a Vila e descer pela estrada da Faxina. Pouco a pouco, o céu se abria, a neblina se dissipava, e quando chegamos à Igreja da Faxina, local da parada para o almoço, o sol apareceu de vez, dando as boas vindas aos cavaleiros. Tiramos as tralhas dos cavalos, que ficaram soltos no piquete da Igreja, aproveitando o pasto farto.
Às margens do Rio Açungui, à sombra das árvores, encontravam-se diversas mesas espalhadas, onde servimos o almoço: arroz, feijão, costela ao molho, creme de milho e frango refogado com cenoura. Para completar, refrigerante, cerveja, paçoquinha e barra de cereais. Teve gente que repetiu o almoço 4 vezes, enquanto outros não almoçaram, só ficaram “cuidando” da cerveja. Foi dado um tempo para o descanso merecido, e nada mais aconchegante que uma dormidinha em baixo da árvore, ao som das águas do rio.
Mas de repente o tempo começou a mudar, escurecer, vento... Era hora de partir. Cavalos encilhados, enfileiramos todos para a foto do grupo. Foi a ocasião em que fizemos um agradecimento a todos os cavaleiros pela participação em mais uma cavalgada do Rancho Ventania, e presentear as amazonas Denise e Virgínia com uma camiseta, por terem sido as mais assíduas freqüentadoras das nossas cavalgadas. Elas participaram de 5 cavalgadas, totalizando 118km de trilhas.
Partimos de volta ao Rancho às 13:40h, e depois de subir a estrada da Faxina, chegamos à Vila de São Luiz, onde fizemos uma parada estratégica na sorveteria da Valéria e do Laércio. Sorvetes e refrigerantes estavam liberados a todos os cavaleiros, que se fartaram com a sobremesa. Até então, a chuva só ameaçava, mas o sinal estava dado: ela vinha para molhar, e ninguém escapou. Uma chuva de verão, no final da cavalgada, daquelas de lavar a alma do cavaleiro e do cavalo, deixando a lembrança de mais uma cavalgada impecável, com lugares bonitos, boa comida, e acima de tudo, a união de grandes amigos e parceiros.
Na chegada ao Rancho, um café quentinho, bolo e toalhas secas aguardavam os cavaleiros da 6ª e última Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania.