domingo, 26 de junho de 2011

3ª Cavalgada 2011 - Cerro do Purunã

Destino: Cerro do Purunã

Data: 23 de Junho de 2011
Distância: 17,6 km
Tempo de Cavalgada: 5 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, Floresta Nativa.
Atrativos: Paisagem do alto do Cerro do Purunã.

Cavaleiros: Aline Bratti Nunes, Dayane Nunes, Ione Nunes, Dagoberto, Eneida, Luis, Marlon Maués, Guilherme Maurício Nunes, Roger C. dos Santos, Renata Costa, Aurea Franzoi, Cesar Martins, Hélio Cerqueira, Maurício Moraes, Cibele, Ivo Carvalho, João Pedro, Caroline F.P. Silva, Dirceu (Piquete 35), Augusto (Piquete 35), Silvano (Piquete 35), Zé (Piquete 35), Ernani (Piquete 35), Demétrio (Piquete 35), Birinha (Piquete 35), Fabian (Piquete 35), Volmir (Piquete 35), Paulo Melo (Piquete 35), Claudio Godinho (Piquete 35), Felipe (Piquete 35), Giovani (Piquete 35), Adilson (Piquete 35), Ernani Neto (Piquete 35), Claudio Rodrigues (Piquete 35), Pito Loco, Gé, Marçal, Lula, Maranhão, Conceição, Marcelo Stephanes, Gabriela Stephanes e Vicente.




Esta foi uma cavalgada “encomendada” pelo Amigo Ivo Carvalho, que convidou seus amigos de infância, residentes na cidade gaúcha de Lagoa Vermelha, a participarem de um feriado “campeiro” em São Luiz do Purunã. O Rancho Ventania teve a honra de organizar a sua 3ª Cavalgada de 2011, já contando com os 18 cavaleiros gaúchos do grupo Piquete 35, além de outros 25 cavaleiros, totalizando uma comitiva de 43 integrantes a cavalo.
A Cavalgada saiu do Rancho Ventania às 10:20 horas, mais uma vez com destino ao Cerro do Purunã, sempre levando à frente a bandeira do grupo “Piquete 35”, uma característica marcante nas cavalgadas do sul do Brasil. Ao longo do trajeto, que passou por estradas rurais, observou-se uma grande integração entre gaúchos e paranaenses, num clima de cordialidade e amizade. Às 12:20 horas a cavalgada chegou no alto do Cerro do Purunã, que mostrou aos participantes, a exuberante beleza cênica do ponto mais alto de São Luiz do Purunã. O dia limpo permitiu avistar a cidade de Curitiba, a 40km do Cerro, e mais à frente, a Serra do Mar.

Os cavalos foram desencilhados, e o almoço foi servido aos participantes: pão com lingüiça, churrasco, arroz branco, frango com batata ao molho, farofa, maionese e salada de tomate. Tudo acompanhado pela música ao vivo de um casal que tocava gaita e violão, animando a festa. Os gaúchos nos brindaram com a sua forte tradição, cantando o Hino do Rio Grande do Sul, e como não podia faltar, uma apresentação da Chula, dança típica gaúcha, apresentada apenas pelos homens, que executam um sapateado em torno de uma lança deitada no chão.

Depois de comer, beber, cantar e dançar, encilhamos os cavalos e nos dirigimos todos à borda da escarpa do Cerro, para a foto do grupo. A foto teve que ser feita em partes, pois não coube todo mundo na mesma imagem. Às 14:00horas iniciamos o retorno ao Rancho Ventania, encerrando a 3ª Cavalgada de 2011, mais uma vez com muito sucesso, alegria, e uma belíssima imagem dos Campos Gerais na lembrança de cada um dos participantes.