quarta-feira, 26 de outubro de 2011

7ª Cavalgada 2011 - Igreja da Faxina

Destino: Igreja da Faxina

Data: 22 de Outubro de 2011
Distância: 24,0 km
Tempo de Cavalgada: 4h a cavalo, mais 2h de descanso.
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, mata nativa, mata ciliar, Canyons, área urbana.
Atrativos: Canyon da Faxina, Rio Açungui



A 7ª Cavalgada de 2011 do Rancho Ventania foi agraciada por um belíssimo dia de sol, e o destino não poderia ser melhor: as margens do Rio Açungui. Às 8:30horas o café da manhã estava servido, para dar aquela levantada. Alguns cavaleiros chegaram um pouco atrasados, o que fez com que a cavalgada saísse às 10:30 horas. Seguimos por estradas de terra, atravessando descampados, áreas rurais, e florestas nativas, até chegar à Fazenda Monjolo. Seguimos por uma estradinha interna rodeada de muito verde, e chegamos na beira do Vale do Açungui, iniciando uma descida forte, em direção ao local denominado “Toca da Onça”, onde na década de 80, foi morta a última Onça-pintada que se tem registro nesta região do estado do Paraná. Continuamos descendo pela trilha, até chegar à estrada  da Faxina, que liga São Luiz do Purunã à Itambé.

Depois de 2 horas cavalgada, chegamos à Igreja da Faxina, onde desencilhamos os cavalos, que ficaram livres para pastar e descansar. Ao lado do Rio Açungui, o Lougas e a “Preta” já estavam com o almoço pronto: Filé mignon grelhado, linguiçinha, pão, maionese, farofa, salada de tomate e cebola. Nada mais agradável do que comer sentado às margen
s do rio, ouvindo o barulhinho das águas tranqüilas, e o canto dos pássaros.
 Alguns cavaleiros vieram preparados para o descanso merecido: a Sandra e a Larissa trouxeram uma colcha, e puxaram aquele ronco depois do almoço.

Depois de um bom descanso, juntamos a tropa, encilhamos os cavalos, e iniciamos o retorno ao Rancho Ventania. Os cavalos e cavaleiros enfrentaram a subida de 4km da estrada da Faxina, em direção à Vila de São Luiz do Purunã, mas por um bom trecho o Rio Açungui acompanhava a estrada, assim como a exuberante mata nativa ainda preservada.

De volta ao Rancho, os participantes ainda tomaram um café com bolo, assistindo a apresentação das fotos da cavalgada no telão.

E a próxima cavalgada do Rancho Ventania já está marcada para o dia 15 de novembro, Aguardamos todos de volta!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

6ª Cavalgada 2011 - Pousada Parque

Destino: Pousada Parque São Luiz do Purunã
Data: 08 de Outubro de 2011
Distância: 17,8 km
Tempo de Cavalgada: 3h 30min a cavalo, mais 2h de descanso.
Grau de dificuldade (1 a 5): 1
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, mata nativa, Reflorestamento, lageados.
Atrativos: Reflorestamento na Pousada Parque, mata nativa





A 6ª Cavalgada de 2011 não era pra acontecer, pois havia sido cancelada uma semana antes, em função de um contra tempo particular na organização do passeio. Mas, mesmo estando cancelada, reunimos um grupo de 14 cavaleiros, que vieram animados e dispostos a encarar mais um aventura pelos campos de São Luiz do Purunã. O passeio foi improvisado, não tendo café da manhã. Almoço também não teria, e por isso fizemos uma parada estratégica na Pousada Parque, do nosso Amigo Casto Pereira.

A maior parte do trecho era de estradas rurais, mas em alguns pontos pudemos apreciar o frescor da floresta nativa. Depois de 2 horas de cavalgada, chegamos à Pousada Parque São Luiz do Purunã, onde ainda cavalgamos por entre o reflorestamento, atravessando rios de lageados. Fomos recepcionados pelo Sr. Casto, proprietário da Pousada, ao som da cantoria do amigo Silvestre Alves, o “Cancioneiro das Tropas”, que estava alegrando o nosso almoço, à base da típica comida mineira. Depois de um bom descanso, a cavalgada retomou seu rumo, de volta ao Rancho Ventania, concluindo um percurso de 17,8 quilômetros.