quarta-feira, 26 de outubro de 2011

7ª Cavalgada 2011 - Igreja da Faxina

Destino: Igreja da Faxina

Data: 22 de Outubro de 2011
Distância: 24,0 km
Tempo de Cavalgada: 4h a cavalo, mais 2h de descanso.
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, mata nativa, mata ciliar, Canyons, área urbana.
Atrativos: Canyon da Faxina, Rio Açungui



A 7ª Cavalgada de 2011 do Rancho Ventania foi agraciada por um belíssimo dia de sol, e o destino não poderia ser melhor: as margens do Rio Açungui. Às 8:30horas o café da manhã estava servido, para dar aquela levantada. Alguns cavaleiros chegaram um pouco atrasados, o que fez com que a cavalgada saísse às 10:30 horas. Seguimos por estradas de terra, atravessando descampados, áreas rurais, e florestas nativas, até chegar à Fazenda Monjolo. Seguimos por uma estradinha interna rodeada de muito verde, e chegamos na beira do Vale do Açungui, iniciando uma descida forte, em direção ao local denominado “Toca da Onça”, onde na década de 80, foi morta a última Onça-pintada que se tem registro nesta região do estado do Paraná. Continuamos descendo pela trilha, até chegar à estrada  da Faxina, que liga São Luiz do Purunã à Itambé.

Depois de 2 horas cavalgada, chegamos à Igreja da Faxina, onde desencilhamos os cavalos, que ficaram livres para pastar e descansar. Ao lado do Rio Açungui, o Lougas e a “Preta” já estavam com o almoço pronto: Filé mignon grelhado, linguiçinha, pão, maionese, farofa, salada de tomate e cebola. Nada mais agradável do que comer sentado às margen
s do rio, ouvindo o barulhinho das águas tranqüilas, e o canto dos pássaros.
 Alguns cavaleiros vieram preparados para o descanso merecido: a Sandra e a Larissa trouxeram uma colcha, e puxaram aquele ronco depois do almoço.

Depois de um bom descanso, juntamos a tropa, encilhamos os cavalos, e iniciamos o retorno ao Rancho Ventania. Os cavalos e cavaleiros enfrentaram a subida de 4km da estrada da Faxina, em direção à Vila de São Luiz do Purunã, mas por um bom trecho o Rio Açungui acompanhava a estrada, assim como a exuberante mata nativa ainda preservada.

De volta ao Rancho, os participantes ainda tomaram um café com bolo, assistindo a apresentação das fotos da cavalgada no telão.

E a próxima cavalgada do Rancho Ventania já está marcada para o dia 15 de novembro, Aguardamos todos de volta!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

6ª Cavalgada 2011 - Pousada Parque

Destino: Pousada Parque São Luiz do Purunã
Data: 08 de Outubro de 2011
Distância: 17,8 km
Tempo de Cavalgada: 3h 30min a cavalo, mais 2h de descanso.
Grau de dificuldade (1 a 5): 1
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, mata nativa, Reflorestamento, lageados.
Atrativos: Reflorestamento na Pousada Parque, mata nativa





A 6ª Cavalgada de 2011 não era pra acontecer, pois havia sido cancelada uma semana antes, em função de um contra tempo particular na organização do passeio. Mas, mesmo estando cancelada, reunimos um grupo de 14 cavaleiros, que vieram animados e dispostos a encarar mais um aventura pelos campos de São Luiz do Purunã. O passeio foi improvisado, não tendo café da manhã. Almoço também não teria, e por isso fizemos uma parada estratégica na Pousada Parque, do nosso Amigo Casto Pereira.

A maior parte do trecho era de estradas rurais, mas em alguns pontos pudemos apreciar o frescor da floresta nativa. Depois de 2 horas de cavalgada, chegamos à Pousada Parque São Luiz do Purunã, onde ainda cavalgamos por entre o reflorestamento, atravessando rios de lageados. Fomos recepcionados pelo Sr. Casto, proprietário da Pousada, ao som da cantoria do amigo Silvestre Alves, o “Cancioneiro das Tropas”, que estava alegrando o nosso almoço, à base da típica comida mineira. Depois de um bom descanso, a cavalgada retomou seu rumo, de volta ao Rancho Ventania, concluindo um percurso de 17,8 quilômetros.

sábado, 27 de agosto de 2011

5ª Cavalgada 2011 - Fazenda Butuquara

Data: 03 de Setembro de 2011
Distância: 29,7 km
Tempo de Cavalgada: 4h 40min a cavalo, mais 2h 10min de descanso.
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, pastagens, Reflorestamento, lageados.
Atrativos: Campos naturais, travessia dos lageados, visita ao Museu de Arte Popular.

Cavaleiros: Cezar Martins, Fabiana Martins, Ivo Carvalho, Sandra Andrea, Betina, Lilian Lambert, Suzana Cavallini, June Sabino, Márcia Shimada, Larissa Reifur, Valdir Ferreira, Alcides Bier, Célia Chequin, Daniele Kalil, Marcelo Kalil, Marília Kalil, Dagoberto, Marlon, Ana Cruz, Mano, Kerison, Ramon, Germano, Maurinho, André Volpato, Delosmar, Lucas, Márcio, Camila, Gé, Luis Augusto, Luis Augusto, Luis Augusto, Vicente e Ralf.


Uma cavalgada de ótimas lembranças!! Assim posso definir a 5ª Cavalgada que o Rancho Ventania organizou em 2011. Um sábado que começou com muito vento e frio, mas que não fez ninguém desistir. Mas era só o começo, porque o dia não poderia ter sido melhor. O sol abriu, não estava calor, um clima muito agradável, ideal para mais uma cavalgada de sucesso.

Nosso passeio teve a participação de 35 cavaleiros, e começou com um delicioso café da manhã, servido a partir das 8:00 horas. A saída da cavalgada atrasou “um pouco”, por razões alheias a nossa vontade, e por isso tivemos que reduzir o trajeto, deixando de passar no grande atrativo deste percurso: a Cidade de Pedra.

Partimos às 10:10 horas, seguindo inicialmente por uma estrada rural, e depois de 8km, chegamos ao reflorestamento de Pinus. Aí a cavalgada começou a ficar mais interessante. Travessia de lageados de pedra, mudança na paisagem. Saindo do Pinus, chegamos ao “Santana”, já na Fazenda Butuquara, onde fomos recepcionados pelo proprietário, nosso amigo Luis Augusto, que nos acompanhou na cavalgada. A partir daí, só campo nativo e pastagens. A essa altura, o sol já brilhava, nenhuma nuvem no céu, e a linda imagem da vastidão dos verdes campos se encontrando no horizonte com o céu, no mais azul dos azuis. A cavalgada seguiu pelos campos naturais da Fazenda Butuquara, cortando caminho pelos lageados de pedra, rios cristalinos, e uma paisagem ao redor, de beleza inigualável. As lagoinhas e qualquer “pocinha” de água, eram motivo de brincadeira para a gauchada com seu belos cavalos crioulos: o galope na água, para molhar o companheiro da frente.
  Outros aproveitavam a oportunidade pra conhecer seus companheiros de cavalgada, com longas conversas no lombo do cavalo. Após 3 horas de cavalgada, chegamos à sede da Fazenda, onde o almoço preparado pela Elvira, Preta e Lougas aguardava por todos: Risoto de frango (galinhada), Cupim e lingüiça assada, e saladas.

Os cavaleiros tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Arte Popular, uma rica coleção de mais de 3.000 peças de artesanato, procedentes de todos os estados brasileiros, que vinham sendo colecionados há 50 anos, pelo inesquecível amigo, Sr. José Carlos Veiga Lopes, que nos deixou este legado de incalculável valor histórico e cultural.

Depois de duas horas de parada para descansar, almoçar e “ingerir” um pouco de cultura, retornamos a cavalgada, de volta ao Rancho Ventania. Foi mais 1hora e 40 minutos de trajeto, e na chegada foi servido mais um café com bolo.

Esta cavalgada foi marcada pela presença de muitos cavaleiros novos, participando pela primeira vez de uma cavalgada do Rancho Ventania. Mas quero destacar duas pessoas especiais, que vieram de Belo Horizonte especialmente para esta cavalgada: June Sabino, repórter da revista Top2000 Mangalarga Marchador, e sobrinha do escritor e romancista, Fernando Sabino; e Suzana Cavallini, que eu conheci através da venda do livro “Voando sem Asas”. Duas pessoas apaixonadas por cavalos, pela vida simples do campo, e de uma simpatia “boa por demais da conta, sô”.











sexta-feira, 29 de julho de 2011

4ª Cavalgada 2011 - Butuquara/Labrador

Data: 24 de Julho de 2011
Distância: 19 km
Tempo de Cavalgada: 3,5 horas com parada para descanso.
Grau de dificuldade (1 a 5): 1
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, Floresta Nativa, Reflorestamento
Atrativos: Parada na escarpa para contemplar o Canyon do Rio da Prata.

Cavaleiros: Maranhão, Conceição, Celso Freire, Aline Bratti Nunes, Fabiano, Tales, Ione Nunes, Marcelo Bratti, Gabriele Carolo, Fábio Kiil, Sandra Kiil, Thiphaine, Sandra Mendes, Ramon, Mano, Kerison, Germano, Vicente e Ralf.




Depois de um longo período sem participar de uma cavalgada montado num cavalo (nas últimas cavalgadas sempre tenho feito o apoio de carro), retornei à minha atividade eqüestre, percorrendo os 19 km da 4ª Cavalgada deste ano. Foi um passeio curto, pois o almoço estava marcado para ser servido no retorno, no restaurante do Rancho Ventania.
Para ganhar tempo, excepcionalmente não servimos o café da manhã. A cavalgada partiu às 9:50h, com seus 19 cavaleiros. Fomos agraciados com a presença de novos cavaleiros, que estavam participando pela primeira vez de uma cavalgada do Rancho. Entre eles, os 4 cavaleiros de Curitiba, Ramon, Mano, Kerison e Germano, que vieram com seus cavalos, a Tiphaine,
uma francesa que está no Brasil há apenas 2 meses, e o nosso amigo Fábio Kiil, acompanhado da esposa Sandra, que enfim arrumou um tempo, e veio curtir uma cavalgada pela região de São Luis do Purunã.

Pegamos a estrada em direção à Fazenda Butuquara, atravessamos o campo do “Santana” e seguimos pelos vastos campos naturais da fazenda, fazendo o retorno pelo Capão de Mata. Cavalgamos rumo às escarpas, onde fomos obrigados a parar, descer dos cavalos, e apreciar a linda paisagem dos paredões de pedra, e da Serra e do Vale do Rio da Prata. Com tanta beleza natural, foi difícil retomar a cavalgada, a vontade de todos era ficar contemplando a magia daquela
paisagem.

Enfim, todos montados novamente, e continuamos o nosso trajeto pela
estrada de areia. Tive que apressar o meu galope, pois já eram 13:40horas, e eu precisava atender no restaurante. Quarenta minutos após a minha chegada, também chegavam os demais cavaleiros, prontos e dispostos para
atacar o delicioso Buffet que lhes aguardava: Arroz e Feijão, Arroz Carreteiro, Vaca Atolada, Strogonof de Frango, Posta ao Molho, Torta de Berinjela, Rondeli ao Molho Branco, Legumes na Manteiga e Pinhão Refogado.

E assim terminou mais uma cavalgada do Rancho Ventania. A próxima será no dia 3 de setembro, rumo aos extensos campos nativos da Fazenda Butuquara. Até lá!!!








domingo, 26 de junho de 2011

3ª Cavalgada 2011 - Cerro do Purunã

Destino: Cerro do Purunã

Data: 23 de Junho de 2011
Distância: 17,6 km
Tempo de Cavalgada: 5 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, Floresta Nativa.
Atrativos: Paisagem do alto do Cerro do Purunã.

Cavaleiros: Aline Bratti Nunes, Dayane Nunes, Ione Nunes, Dagoberto, Eneida, Luis, Marlon Maués, Guilherme Maurício Nunes, Roger C. dos Santos, Renata Costa, Aurea Franzoi, Cesar Martins, Hélio Cerqueira, Maurício Moraes, Cibele, Ivo Carvalho, João Pedro, Caroline F.P. Silva, Dirceu (Piquete 35), Augusto (Piquete 35), Silvano (Piquete 35), Zé (Piquete 35), Ernani (Piquete 35), Demétrio (Piquete 35), Birinha (Piquete 35), Fabian (Piquete 35), Volmir (Piquete 35), Paulo Melo (Piquete 35), Claudio Godinho (Piquete 35), Felipe (Piquete 35), Giovani (Piquete 35), Adilson (Piquete 35), Ernani Neto (Piquete 35), Claudio Rodrigues (Piquete 35), Pito Loco, Gé, Marçal, Lula, Maranhão, Conceição, Marcelo Stephanes, Gabriela Stephanes e Vicente.




Esta foi uma cavalgada “encomendada” pelo Amigo Ivo Carvalho, que convidou seus amigos de infância, residentes na cidade gaúcha de Lagoa Vermelha, a participarem de um feriado “campeiro” em São Luiz do Purunã. O Rancho Ventania teve a honra de organizar a sua 3ª Cavalgada de 2011, já contando com os 18 cavaleiros gaúchos do grupo Piquete 35, além de outros 25 cavaleiros, totalizando uma comitiva de 43 integrantes a cavalo.
A Cavalgada saiu do Rancho Ventania às 10:20 horas, mais uma vez com destino ao Cerro do Purunã, sempre levando à frente a bandeira do grupo “Piquete 35”, uma característica marcante nas cavalgadas do sul do Brasil. Ao longo do trajeto, que passou por estradas rurais, observou-se uma grande integração entre gaúchos e paranaenses, num clima de cordialidade e amizade. Às 12:20 horas a cavalgada chegou no alto do Cerro do Purunã, que mostrou aos participantes, a exuberante beleza cênica do ponto mais alto de São Luiz do Purunã. O dia limpo permitiu avistar a cidade de Curitiba, a 40km do Cerro, e mais à frente, a Serra do Mar.

Os cavalos foram desencilhados, e o almoço foi servido aos participantes: pão com lingüiça, churrasco, arroz branco, frango com batata ao molho, farofa, maionese e salada de tomate. Tudo acompanhado pela música ao vivo de um casal que tocava gaita e violão, animando a festa. Os gaúchos nos brindaram com a sua forte tradição, cantando o Hino do Rio Grande do Sul, e como não podia faltar, uma apresentação da Chula, dança típica gaúcha, apresentada apenas pelos homens, que executam um sapateado em torno de uma lança deitada no chão.

Depois de comer, beber, cantar e dançar, encilhamos os cavalos e nos dirigimos todos à borda da escarpa do Cerro, para a foto do grupo. A foto teve que ser feita em partes, pois não coube todo mundo na mesma imagem. Às 14:00horas iniciamos o retorno ao Rancho Ventania, encerrando a 3ª Cavalgada de 2011, mais uma vez com muito sucesso, alegria, e uma belíssima imagem dos Campos Gerais na lembrança de cada um dos participantes.





sexta-feira, 29 de abril de 2011

2ª Cavalgada 2011 - Cerro do Purunã

Destino: Cerro do Purunã
Data: 23 de Abril de 2011
Distância: 22,0 km
Tempo de Cavalgada: 5 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 4
Ambientes: estrada de terra, banhados, campo nativo, reflorestamento e Floresta Nativa.
Atrativos: travessia de lageados de pedra e a paisagem vista do alto do Cerro do Purunã.

Cavaleiros: Manoel Santamaria, Luciana Santamaria, Jarbas Henrique Ribeiro, Dejair, Luciano Domingues da Silva, Silvia Kubota, Yutaka Nagata, Yoshihisa Inuzuka, Kazuhiro Yamamoto, Janaína, Alexandre Krapp, Estevinho, Marina, Estêvão, Dagoberto, Rudy, Dudu, Gustavo, Ricardo, Stocco, Cau, Leonardo, João, Maurício Moraes, Cibele, Baianinho, Aline Bratti Nunes, Fabiano, Camil, Jefferson Kokiel, Dayane Nunes, Pedro Stroparo, Roberto Stier, Melany, Guilherme Pisseti, Érica, Pedro Gomes, Hélio Cerqueira, Cesar, Fabiana, Ignácio e Vicente. 



          A 2ª Cavalgada de 2011 do Rancho Ventania começou com um dia maravilhoso, céu limpo, clima agradável. O café da manhã estava servido às 8:00 horas, e como de costume, a mesa farta, com bolos, pães, sucos, tortas, e várias opções de frios e geléias caseiras.

Partimos do Rancho às 10:10 horas, guiados pelo Vicente e o Ignácio. Entre os cavaleiros, destaque para três japoneses que andavam pela primeira vez a cavalo: uma experiência inesquecível para eles, que levam uma boa recordação do Brasil. Seguimos pela estrada, em direção à Pousada Parque São Luis do Purunã. As áreas de campo nativo e a travessia de rios sobre os lageados de pedra foram os destaques nesta pousada. Só perdem para a aventura que os cavaleiros enfrentaram, ao atravessar valentemente uma área de banhado, onde alguns cavalos atolaram até a barriga. Mas tudo transcorreu muito bem, e no final, a travessia foi uma grande realização, e um desafio vencido para todos.     Fizemos uma pequena parada no restaurante da Pousada, e seguimos viagem pela estrada, com destino ao Cerro do Purunã. No meio do caminho, mais alguns cavaleiros se juntaram à tropa, e chegamos no alto do Cerro após 3 horas de cavalgada. O almoço já estava sendo servido: Arroz, feijão, linguicinha, costela ao molho, farofa, maionese e salada de tomate. Não haviam mesas nem cadeiras para sentar, mas o povo se espalhou pelo gramado, curtindo um típico pic-nic no campo.

          A vista da bela paisagem ao redor chamava a atenção para nuvens negras no horizonte, que foram se aproximando... O tempo mudou repentinamente, e um vendaval tomou conta. Via-se espessas colunas de chuva chegando cada vez mais perto, o que fez com que os cavaleiros encilhassem seus cavalos, partindo apressadamente rumo ao Rancho Ventania. A chuva desviou, o vento parou, mas a cavalgada ficou na memória de todos.

          De volta ao Rancho, ainda foi servido um cafezinho com bolo para dar aquela animada, depois de 4 horas a cavalo

sexta-feira, 11 de março de 2011

1ª Cavalgada 2011 - Haras Topo da Serra

Destino: Haras Topo da Serra
Data: 05 de março de 2011


Distância: 21,9 km
Tempo de Cavalgada: 5 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, banhados, campo nativo, pastagem, Floresta e área urbana.
Atrativos: campos naturais do Alto do Redondo e vista do 1º Planalto Paranaense.

Cavaleiros: Jarbas, Luciano, Dejair, Denise, Virgínia, Juarez, Sergio, Allyson, Luis Francisco, Jorge, Manuela, Maurício Moraes, Paula, Dayane, Aline, Alexandre, Fabiano, Marcelo Stephanes, Gabriela, Marcelo Ulsenheimer, Arturzinho, Kleber, Ana Vitória, Ormando, Renatinho e Vicente.


Um dia agradável, nem calor nem frio, algumas nuvens, o sol meio tímido aparecendo de vez em quando: dia ideal para a 1ª Cavalgada de 2011 do Rancho Ventania, localizado em São Luiz do Purunã, apenas a 50 km de Curitiba.

Como de costume, o dia dos cavaleiros começou com um farto café da manhã servido no Rancho Ventania. Pouco a pouco os cavaleiros iam chegando, procedentes de Curitiba, Piraquara e Palmeira. Muitos vieram com seus próprios cavalos. A cavalgada partiu às 10:40 horas com 26 participantes, todos muito animados e anciosos. Destaque para a Manuela, filha do Jorge Belich. Com apenas 6 anos, ela que fez toda a cavalgada montada na Shiva, passando sem problemas por todos os obstáculos; uma “baita” amazona de futuro. Outro cavaleiro de futuro que participou da cavalgada foi o Arturzinho, também com 6 anos, que tem se destacado nas provas de Enduro Eqüestre. Infelizmente o seu cavalo perdeu a ferradura e ficou impossibilitado de continuar na cavalgada.

Logo de início, a primeira aventura: um banhado mais “denso”, vulgarmente chamado de “atoleiro”, onde todos passaram sem maiores dificuldades... exceto o Allyson... cuja égua literalmente tomou um banho de lama.

A cavalgada seguiu pela imensidão dos campos e pastagens nativas do alto da serra, uma paisagem exuberante, de onde se avista o 1º Planalto Paranaense e lá no horizonte, a Serra do Mar. Seguimos por alguns trechos que antigamente eram utilizados pelos tropeiros, passamos por Matas Nativas que ainda guardam importantes relíquias da nossa fauna e flora, como o Bugio, Puma, Gatos do mato, a Araucária, Imbuias, Canelas, etc. Chegando à Vila de São Luiz do Purunã, cortamos caminho por uma área de vegetação nativa, um misto de campos, campinas, capões de mata e floresta secundária. Nesta área ocorrem magníficos afloramentos rochosos, mas esta paisagem infelizmente está sendo “engolida” pela regeneração do Pinus.

Duas horas e meia de cavalgada, muita prosa entre os participantes, e chegamos ao Haras Topo da Serra, dos nossos amigos Júlio e Guilherme Pisseti, que nos ofereceram seu espaço para o descanso da tropa e almoço. Nosso companheiro e Amigo Renato e sua esposa Sandra foram os responsáveis por servir uma deliciosa costela no fogo de chão, acompanhada de arroz, farofa e saladas.

O retorno ao Rancho Ventania foi pela estrada principal, e nessa hora cada um vai no seu próprio ritmo. Chegando ao Rancho, hora de tratar dos cavalos, embarcá-los no caminhão e retornar pra casa. Agora é esperar pela 2ª Cavalgada de 2011, que vai acontecer em Abril !!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

6ª Cavalgada 2010 - Igreja da Faxina

Destino: Igreja da Faxina
Data: 04 de dezembro de 2010
Distância: 24,5 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 6 horas com parada para descanso, almoço e parada na sorveteria.
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, floresta nativa, mata ciliar, rios, Canyons, área urbana.
Atrativos: cavalgar ao longo do Rio Açungui, almoço à beira do rio, parada na sorveteria.

Participantes:

João Batista, Nico, Agnelo, Fabiano, Reinaldo, Antonio, Dinho, Daniel, Marcelo, Hélio, Denise (Ditador), Virgínia (Pandora), Claudia Cunha (Shiva), Fernando (Lince), Marcelo Muller, Ângela (Bella), Renato, Ana Carolina (Lage), Maurício Moraes, Cibele, Dayane Nunes (Fada), Paula (Tornado), Celso Freire e Vicente (Lembrança).


A última cavalgada do ano do Rancho Ventania tinha um ingrediente fundamental para não dar certo: a previsão do tempo era de chuva para o dia todo. Mesmo assim, a cavalgada foi confirmada no dia anterior, já que o grupo de cavaleiros que veio de Piraquara com o Dr. João Batista, e a maioria dos demais cavaleiros estavam dispostos a enfrentar chuva de qualquer jeito.
O dia amanheceu com uma fina garoa, insistente, e uma neblina muito densa, típica do inverno dos Campos Gerais. Às 8:30h já estava sendo servido o famoso café da manhã do Rancho, e os primeiros a chegar foram os cavaleiros de Piraquara, que trouxeram seus dez cavalos no caminhão do Mané.
A cavalgada partiu às 10:10h, com 24 cavaleiros, muitos deles cavalgando pela primeira vez pela região de São Luiz do Purunã. A forte neblina obrigou-nos a mudar o roteiro da cavalgada, que previa a descida pela Toca da Onça. Como a maioria dos cavaleiros ainda não conhecia a região, seria muito fácil se perder em meio à densa neblina e em campo aberto, por isso optamos em seguir até a Vila e descer pela estrada da Faxina. Pouco a pouco, o céu se abria, a neblina se dissipava, e quando chegamos à Igreja da Faxina, local da parada para o almoço, o sol apareceu de vez, dando as boas vindas aos cavaleiros. Tiramos as tralhas dos cavalos, que ficaram soltos no piquete da Igreja, aproveitando o pasto farto.
Às margens do Rio Açungui, à sombra das árvores, encontravam-se diversas mesas espalhadas, onde servimos o almoço: arroz, feijão, costela ao molho, creme de milho e frango refogado com cenoura. Para completar, refrigerante, cerveja, paçoquinha e barra de cereais. Teve gente que repetiu o almoço 4 vezes, enquanto outros não almoçaram, só ficaram “cuidando” da cerveja. Foi dado um tempo para o descanso merecido, e nada mais aconchegante que uma dormidinha em baixo da árvore, ao som das águas do rio.
Mas de repente o tempo começou a mudar, escurecer, vento... Era hora de partir. Cavalos encilhados, enfileiramos todos para a foto do grupo. Foi a ocasião em que fizemos um agradecimento a todos os cavaleiros pela participação em mais uma cavalgada do Rancho Ventania, e presentear as amazonas Denise e Virgínia com uma camiseta, por terem sido as mais assíduas freqüentadoras das nossas cavalgadas. Elas participaram de 5 cavalgadas, totalizando 118km de trilhas.
Partimos de volta ao Rancho às 13:40h, e depois de subir a estrada da Faxina, chegamos à Vila de São Luiz, onde fizemos uma parada estratégica na sorveteria da Valéria e do Laércio. Sorvetes e refrigerantes estavam liberados a todos os cavaleiros, que se fartaram com a sobremesa. Até então, a chuva só ameaçava, mas o sinal estava dado: ela vinha para molhar, e ninguém escapou. Uma chuva de verão, no final da cavalgada, daquelas de lavar a alma do cavaleiro e do cavalo, deixando a lembrança de mais uma cavalgada impecável, com lugares bonitos, boa comida, e acima de tudo, a união de grandes amigos e parceiros.
Na chegada ao Rancho, um café quentinho, bolo e toalhas secas aguardavam os cavaleiros da 6ª e última Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

5ª Cavalgada 2010 - Fazenda Santa Rita

Data: 12 de outubro de 2010
Distância: 28,6 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 5 horas, mais a parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, florestas e campos nativos, pastagens, Canyons, pequenas formações de arenito.
Atrativos: cavalgar pelos campos nativos e almoço na RPPN Butuquara.

Participantes:
Cindy (Fada), Evandro (Apache), Denise (Girafa), Virgínia (Pandora), Pedro Stroparo (Lince), Daiana (Lage), Vladimir (Tornado), Hélio, Rosali, Adriano (Shiva), Jarbas, Valdir, Murilo Milleo, Renato, Marquinhos, Renata, José Amálio, Amin, Milton Nitta, Hélcio, Jorge Raupt, Marcelo Muller, Julia, Alyson, Luis Francisco, Jorge Belich, Jorge Weigert, Junior, Estêvão, Estevinho, Luis Felipe, Rodrigo, VP1?, VP2?, Mari, Marlon, Marlon Filho?, Mariana, Eduardo Melara, Odairzinho, Guilherme, Tiano, Vicente.


A 5ª Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania aconteceu no dia 12 de outubro, e teve como destino, a RPPN Butuquara, localizada na Fazenda Santa Rita. Uma agradável cavalgada de 28,6 km, que iniciou com um delicioso café da manhã, servido às 8:30h no Rancho Ventania.
Às 9:30h a cavalgada partiu do Rancho com 43 cavaleiros, seguindo 9 km por uma estrada rural tranqüila, e paisagem de fazendas de gado. Entramos na Fazenda Butuquara, e partir desse ponto, a cavalgada passa pelos extensos campos naturais, típicos dos Campos Gerais. Nesta hora, um galopinho é irresistível e ambos, cavalo e cavaleiro, sentem a imensa sensação de liberdade. Os cavaleiros espalhados pela vastidão dos campos é uma cena maravilhosa, indescritível. Em alguns trechos do passeio, avista-se ao fundo, o Canyon da Ferradura, assim batizado por um grupo de escaladores, pela sua forma em “U”. Mais adiante, aparecem algumas formações de arenitos, que se apresentam nas mais variadas formas e tamanhos. Passamos por um capão de mata nativa, já dentro da RPPN, e seguimos em direção a uma elevação natural do terreno, que forma um verdadeiro mirante. Lá de cima os 43 cavaleiros podem “avistar o Mundo”, uma visão infinita de 360°. A 500 metros dali já era possível avistar o pequeno capão onde fizemos a parada para descanso e local de almoço.
Lá chegamos às 12:00h, e acomodamos os cavalos ao longo da cerca de um piquete. Logo foi servida uma lingüiça e coração de peru, acompanhados de farinha e pão. Não podia faltar uma geladinha: mas faltou. Em pouco tempo as 48 latinhas estavam vazias, por conta do sol agradável, e da companhia. Após o aperitivo, veio o churrasco acompanhado de arroz branco e saladas. E pra terminar, frutas, paçoquinha, chocolate e barra de cereais.

A famosa “sesta” foi praticada por muitos cavaleiros, descanso merecido depois de uma cavalgada e um farto almoço. Às 14:00h iniciamos o retorno ao Rancho, e aí foi cada um por sua conta própria. Chegando ao Rancho ainda foi servido café com bolo, encerrando a nossa 5ª Cavalgada.
Um passeio agraciado por um dia maravilhoso de sol, boa companhia, e acima de tudo, o belíssimo visual da paisagem, que só os Campos Gerais nos oferecem. Não podemos deixar de fazer um agradecimento muito especial ao grande AMIGO Luis Eduardo Veiga Lopes e toda sua família, proprietários da Fazenda Santa Rita, pela sua hospitalidade, prestatividade e atenção dedicada à organização da cavalgada, dando o privilégio aos cavaleiros em conhecer e viver esta deslumbrante região do nosso estado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

4ª Cavlagada 2010 - Fazenda Butuquara


Destino: Fazenda Butuquara
Data: 07 de setembro de 2010
Distância: 22 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 4,5 horas com parada para descanso e lanche
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, reflorestamento, campos nativos, pastagem, rios.
Atrativos: cavalgar pelos campos nativos e visita ao Museu de Arte Popular.


Cavaleiros: Denise, Virgínia, Ana Karolina, Angélica, Anita, Natália, Rodrigo, Odair, Marcelo Muller, Renato, Maurício, Elsa, Marco Antonio, Angela, Jarbas, Hélio, Valdir, Celso Freire, Luis Augusto e Tianinho.


No dia 7 de setembro o Rancho Ventania realizou a sua 4ª cavalgada de 2010, que teve como destino a Fazenda Butuquara, uma das mais antigas fazendas do Sul do Brasil, localizada na belíssima região dos Campos Gerais. Após uma noite de chuva, que causou a desistência de 10 cavaleiros, o 7 de setembro amanheceu um pouco encoberto, mas prometia um dia muito agradável de sol. E foi o que aconteceu.

Às 8 horas foi servido um farto café da manhã para os participantes, que neste momento já estavam integrados e conversando sobre cavalgadas passadas, e suas aventuras a cavalo. Boa parte dos cavaleiros estava participando pela primeira vez de uma cavalgada do Rancho Ventania, e tiveram todos os motivos para repetir a dose.

O passeio de 22 km partiu às 9:20 horas, contando com 19 cavaleiros, seguindo por uma estradinha rural. Mais a frente o trajeto seguiu por uma área de reflorestamento, mudando totalmente o visual. Foi uma experiência nova para muitos cavaleiros, que em alguns trechos tiveram que atravessar o bucólico ambiente de Pinus cortando por dentro dos talhões. Uns 4 quilômetros adiante, a paisagem muda mais uma vez, vislumbrando-se a imensidão dos campos nativos e das pastagens para criação de gado. Já estávamos dentro da histórica Fazenda Butuquara, onde fomos recepcionados pelo nosso companheiro e amigo Luis Augusto (Binho) e seu belíssimo cavalo Apaloosa. Mais meia hora entre galopes e conversas em meio à vastidão dos campos, e chegamos à sede da fazenda, onde fizemos uma pequena parada para descanso.

O proprietário da Fazenda, o escritor e historiador paranaense Sr. José Carlos Veiga Lopes convidou os cavaleiros a conhecerem o seu Museu de Arte Popular, com objetos de arte popular de todos os Estados Brasileiros, contendo cerca de 2.000 peças, colecionados desde o ano de 1.955.

No local ainda foi servido um lanche com sanduíches, frutas e bebidas, e após 40 minutos de descanso, a cavalgada retomou seu trajeto de volta ao Rancho Ventania. Chegamos às 13:45 horas, e um variado e delicioso almoço encerrou a nossa 4ª Cavalgada. E já estamos organizando a 5ª Cavalgada do Rancho Ventania, para o dia 12 de outubro!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

3ª Cavalgada 2010 - Cerro do Purunã

Destino: Cerro do Purunã
Data: 31 de julho de 2010
Distância: 22 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 6 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, mata nativa, campos, pastagem, canyons.
Atrativos: contemplação da paisagem do alto do Cerro do Purunã.

Cavaleiros: Gean Carlo (Molde), Lilian Lambert (Lord), Edison (Diamante), Lucy (Gold), Suzy (Tornado), Marcelo Moraes (Fada), Marcelo Cardoso (Lince), Patrícia (Ditador), Priscila (Scooby), João Gabardo (Negro), Paola (Baio), Maria Ângela (Girafa), Sandra (Cainã), Paulo Junqueira (Pandora), Célia Tozetto (Shiva), Marçal (Google Gay Bar), Ielva (Secret), Alvaro, Ivo Cesário, Vladimir, Hélio, Rosali, Luis Eduardo, Júlia, Felipe, Celso Freire, Bernardo, Henrique, Raul Spinato, Adilson, Betina, Ana Laura, Enzo, Célia, Magrão, Suzy, Altair, Paulo, Jarbas e os guias Tiano (Lembrança) e Tianinho (Bolero).



Um agradável dia de sol marcou a 3ª Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania, em São Luiz do Purunã, que aconteceu no dia 31 de julho. O passeio já começou no dia anterior para alguns cavaleiros que pernoitaram no Rancho, garantindo presença no evento. Logo cedo, a mesa do café da manhã estava recheada com broas, bolos, tortas, grande variedade de frios, sucos, e aquele café quentinho, servido no bule. Alguns cavaleiros já preparavam a montaria, escovando seus cavalos, dando aquele brilho especial pra fazer bonito no passeio. O pessoal do Rancho organizava os cavalos que seriam usados pelos cavaleiros que não tinham seu próprio animal, adequando cada montaria ao seu cavaleiro. Finalmente, às 10:15h, a cavalgada partiu do Rancho com seus 51 integrantes, seguindo por estradas rurais, alguns trechos de mata nativa, caminhos que davam vista para a belíssima paisagem da Escarpa Devoniana e o Vale do Rio Açungui. Deixamos a estrada e seguimos por um caminho rumo ao ponto mais alto da região: o Cerro do Purunã. Uma subida íngreme, pesada, um desafio para alguns cavalos, mas que no final, foram recompensados com uma paisagem espetacular: um vasto planalto formado por campos limpos, e a vista de um horizonte infinito, formado por cadeias de montanhas da região de Bateias, indo até o Planalto de Curitiba, identificado pela silhueta de seus prédios. Mais a frente, ainda era possível observar os contornos da Serra do Mar, um pouco ofuscada pela neblina. A cavalgada ainda seguiu uns 5 km pelas trilhas do alto do Cerro, entre áreas de pastagem, campos e matas nativas, alcançando o lado oposto do pequeno planalto, de onde era possível observar a região de Palmeira, e os Campos Gerais no sentido de Ponta Grossa. Finalmente, às 12:30h, chegamos ao ponto de almoço: uma casinha, no meio do campo, onde fomos recepcionados pela cantoria do nosso companheiro Silvestre Alves, o “Cancioneiro da Rota”, com seu violão. Silvestre nos brindou com diversas músicas de sua autoria, e depois teve como parceiro, o Amigo e cavaleiro Hélio Cerqueira Jr., formando um dueto afinado e descontraído. Antes do almoço foi servido um aperitivo de lingüiça com pão, refrigerante e cerveja a vontade. Em seguida veio o arroz, feijão, uma deliciosa costela ao molho, macarrão ao sugo, farofa e saladas. Todos saciados, via-se aos poucos o pessoal se espalhando pelo gramado, tirando aquela soneca com o chapéu cobrindo a cabeça, a cena típica de um cavaleiro descansando após uma cavalgada e um almoço farto. A parada no alto do Cerro durou quase 3 horas, tempo suficiente para curtir a paisagem, pensar na vida, conversar com velhos Amigos, e também de fazer novos Amigos. Criou-se aqui, um clima perfeito de integração e Amizade, pessoas com os mesmos pensamentos e idéias, todas ligadas à magia da Natureza e ao Cavalo, nosso inseparável companheiro.
Hora de retornar, às 15:00h reunimos todo grupo para a foto que certamente marcará a 3ª Cavalgada do Rancho Ventania. E já estamos programando a 4ª Cavalgada do Rancho Ventania, que deverá acontecer em 7 de setembro.

sábado, 10 de abril de 2010

Cavalgada Jovens SUD


Esta cavalgada curta aconteceu no dia 2 de abril de 2010, e envolveu 18 jovens de um grupo chamado "Jovens SUD", participantes de um retiro na região de São Luiz do Purunã.
Entre as atividades realizadas pelos jovens, estava uma pequena cavalgada de 7 km, que passou por estradas
rurais e áreas de campo nativo, com uma duração de 1 hora.

Participaram as seguintes pessoas: Charlene, Amanda, Liliana, Aurea Lúcia, Mateus Time, Lucas, André, Nathan, Mateus, Nicolas, Perseu, Fernando, Luiz, Urieu, Juan, Eric e Aquiles.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

2ª Cavalgada 2010 - Águas da Serra

Resumo da Cavalgada:

Destino: Estância Hidromineral Águas da Serra
Data: 15 de fevereiro de 2010
Distância: 25,5 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 8,5 horas com parada para descanso e lanche
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, floresta nativa, reflorestamento, canyons.
Atrativos: descida da estrada do Cerro, visual da Estância Águas da Serra.

Cavaleiros: Afrânio, Cisoca, Denise, Virgínia, Rita, Ângelo e Nilson.






Após o café da manhã servido no Rancho Ventania, a 2ª Cavalgada 2010 do Rancho Ventania partiu às 9:30 horas em uma comitiva de 7 cavaleiros dispostos a enfrentar mais uma aventura. O pequeno número de participantes facilitou a união e integração do grupo, resultando em uma cavalgada muito animada e descontraída. A melhor surpresa foi a participação da Cisoca que, montada na Shiva, só pretendia fazer um trecho da cavalgada, e retornar com o Afrânio. Mas ela foi se animando, animando, e foi indo. Com certeza as boas companhias deixou-a animada para seguir, chegando com honras e muito mérito ao destino da Cavalgada. Foi a sua primeira participação em uma cavalgada, e com certeza, não foi a última! O Afrânio também participou de nossa cavalgada pela primeira vez, mas ao contrário da Cisoca, ele já é um endurista experimentado. Também tivemos a primeira participação da Rita e do Ângelo, muito à vontade, tomando até chimarrão em cima do cavalo. Às 11:00 horas fizemos uma pequena parada, para esticar as pernas, e tomar uma água e refrigerante. A Cisoca reclamou que não tinha um “lanchinho”, pois a fome estava apertando. Não posso me esquecer do lanchinho dela nas próximas cavalgadas. Seguimos viagem pelas belas trilhas, sempre à sombra da exuberante mata nativa. Entramos em um trecho de reflorestamento com Pinheiro do Paraná, e às 12:15 horas chegamos à Estâcia Hidromineral Águas da Serra, onde a vista dos lagos impressionou a todos. O dia estava maravilhoso, céu azul, muito sol, temperatura agradável. Não podíamos esperar outra coisa, afinal, duas das três “mosqueteiras” que participaram da última cavalgada estavam presentes, e elas garantem que com elas não tem chuva!
Soltamos os cavalos em um piquete com pasto abundante, e nos dirigimos ao restaurante. Comidinha caseira e cerveja pra descontrair, e mais dois casais, companheiríssimos, se juntaram ao grupo: Marçal/Ielva e Alcione/Ruth, que vieram de S10. Depois de um bom papo no deck do restaurante, hora de preparar a volta. O Afrânio e a Cisoca aproveitaram a carona do Marçal, e voltaram de carro, afinal de contas, a Cisoca se superou, e merecia a carona. Na hora de pegar os cavalos no piquete, desabou um temporal de 40 minutos, era muita chuva, e eu e o Nilson corríamos de um lado para outro naquele infindável piquete, e nada dos cavalos deixarem a gente chegar perto. Mas a nossa teimosia foi maior, e quando conseguimos reunir a tropa, a chuva parou, e um sol maravilhoso apareceu. Retornamos pelo mesmo caminho da vinda, pois o Ângelo havia perdido a bomba do chimarrão no trecho. Na volta, a Denise a recuperou, pra felicidade do nosso amigo gaúcho. À 3 km do Rancho Ventania, um segundo temporal desabou sobre a comitiva, deixando todos encharcados. Mas ninguém se importou muito, pelo contrário, a Rita “pediu” a chuva pra Denise e pra Valéria, e todos “lavaram a alma”. Chegando ao Rancho, um banho quente aguardava a todos, e depois, ainda servimos um café com bolo, pra encerrar a cavalgada.

No dia seguinte à cavalgada, a Denise gentilmente enviou o seu relato da cavalgada, que segue abaixo:



Café da manhã delicioso e farto preparado pela Elvira que a Cisoca não aproveitou... E lá pelas tantas, a fome apertou, hora da parada estratégica na encosta para tomar água ou refrigerante sob as árvores.
Conversei com Sr Afranio sobre enduro e aplicação das técnicas de adestramento (dressage), a base do treinamento de cavalos para qualquer esporte ou atividade eqüestre. Comentei que até um camelo responde aos comandos de “mudança de pé ao galope”, sem chicotes ou esporas, apenas com sutis comandos corporais do cavaleiro (segue a “prova” um link do vídeo “camelo dressage” no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=CnsWQ4kNG-w ) e que as técnicas de equitação são universais.
Na Estância almoçamos no deck do restaurante. Nisto víamos as nuvens carregadas chegando... Cisoca completou o percurso até a Estância com distinção e louvor! Voltou de carro junto com Afranio. Ao buscar os cavalos no piquete, pancadas de chuva forte! Eu e Virgínia vestimos as capas e não nos molhamos. A tropa deu trabalho para o Ralf, Nilson e um Garotinho que ficaram encharcados enquanto eu, a Virgínia e a Rita, que adora chuva, ficamos abrigadas no chalé em frente ao piquete, assistindo da varanda “o baile dos cavalos”, e o Angelo foi tirar uma pestana lá dentro. Bastou reunir os cavalos para a chuva parar. Montamos e Virgínia e eu decidimos deixar as capas no carro por conta de nosso “pacto” com São Pedro!
Na ida para a Estância, o Angelo perdeu a bomba de chimarrão, o que para um gaucho , é como perder uma jóia de família. Na volta após aquela chuva torrencial que caiu depois do almoço, todos procurávamos a preciosa bomba. A frente o Nilson puxando o Molde e o aflito Angelo puxando a Shiva, tropeiros típicos, procuravam e observavam qualquer reflexo brilhante, e que eram muitos, com o sol batendo sobre as poças d’água e vegetação após a chuva. Eu atrás, vi a bendita limpinha e brilhante bem no meio do caminho! Ganhei “bônus” por isso! Direito a foto do Angelo e da Rita segurando a preciosidade registrando o feliz encontro!
Ditador perdeu duas ferraduras e na volta sentiu, desci para puxá-lo nas subidas mais íngremes e pedregosas. Paramos e o Nilson encilhou o Molde para que eu pudesse voltar montada enquanto o Angelo, Rita e Virgínia seguiram nos aguardando desmontados mais a frente. Nesta parada, Pandora escapou mas foi pega pelo Angelo e Rita!
Na volta o tempo estava muito agradável! Céu azul com brancas nuvens por quase todo percurso. Virgínia e eu nos vangloriando de não termos pego a chuva forte depois do almoço. Já passada a encosta, uma leve garoa quase imperceptível começou seguida por pancadas de chuva forte que a Rita encomendou! É claro, as capas no carro do Ralf. Ficamos encharcados, com mais de litro de água dentro das botas! Apertamos o passo e não há sensação melhor do que galopar sob a chuva! O Ralf preocupado nos encontrou no caminho de volta.
Chegamos ao Rancho sem chuva, encharcados e fomos recebidos pela Elvira, com um delicioso café bem quente acompanhado de torta para esquentar a alma enquanto aguardávamos o Ralf chegar com nossas coisas que estavam dentro do carro!
Uma cavalgada inesquecível com paisagens deslumbrantes, cavalos francos e pessoas maravilhosas!
Obrigada!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

1ª Cavalgada de 2010 - Ponta do Labrador

Resumo da Cavalgada

Destino: Ponta do Labrador
Data: 31 de janeiro de 2010
Distância: 17 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 4 horas com parada para descanso e lanche
Grau de dificuldade (1 a 5): 1
Ambientes: estrada de terra, campos, pastagem, lagoa.
Atrativos: contemplação da paisagem do alto da Escarpa Devoniana.

Cavaleiros: Ennio (V8), Alexandre (Garoto), Manfred (Shiva), João Gabardo (Negro), Paola (Baio), Denise (Pandora), Valéria (Tornado), Virgínia (Um46), Ângela (Girafa), Diogo, Estêvão, Estevinho, Débora, Dagoberto (Gulliver), Cynthia, Luis, Eneida, Cezar e Nilson (Molde).



O Rancho Ventania iniciou a temporada de cavalgadas de 2010 com um passeio curto, mas muito agradável: fomos à Ponta do Labrador, a 7 km do Rancho. Depois de uma semana marcada pelas fortes chuvas e alagamentos, tivemos o privilégio de ver novamente o sol brilhando, brindando a todos os participantes. Diz a Denise, que quando as três amigas (Denise, Valéria e Virgínia) estão juntas, o sol está garantido. Pelo menos nessa cavalgada, o fato foi comprovado. O dia começou com o café da manhã servido no Rancho, e às 9:30 horas a cavalgada partiu em direção à Pousada Cainã, onde mais alguns cavaleiros se juntaram ao grupo, totalizando 19 conjuntos. Seguimos viagem pela estrada, e aos poucos, os participantes iam se conversando, se conhecendo, e criando novas amizades, como é de costume em nossas cavalgadas. Alguns cavaleiros estavam inaugurando seus cavalos, como nosso amigo Ênnio Vianna, proprietário do restaurante “Sabor & Cia.”, no Mercado Municipal, montado no seu cavalo crioulo chamado “V8”. O Estevinho também participou da cavalgada com uma linda égua Paint de olho azul, recém adquirida do Haras Portal do Purunã. A cavalgada se deu sempre ao passo, para que todos pudessem curtir o visual. Muitos cavaleiros estavam participando pela primeira vez de uma cavalgada do Rancho Ventania, como as “três mosqueteiras” Denise, Valéria e Virgínia, exímias amazonas, a Cynthia, a Débora e o Diogo.
Chegamos à Ponta do Labrador depois de uma hora e meia a cavalo. A ponta fica às margens de um penhasco de pedra, de onde se “avistaria” a Serra da Prata e o vale do Rio da Prata, se não fosse a linda névoa que encobria o fundo do vale, e aos poucos ia subindo pelas encostas, se dissipando para o alto. Uma cena maravilhosa, daquelas que fazem a gente sentar numa pedra na ponta do precipício, e ficar horas admirando os contornos e nuances de um mundo alheio àquele que estamos acostumados a ver no dia a dia.

Depois de 40 minutos de contemplação e muitas fotos, iniciamos o retorno ao Rancho, mas antes fizemos uma paradinha estratégica de meia hora, à sombra de um bosque de Pinus, para um lanche rápido. Foi servido sanduíche natural, barra de cereais, amendoim, chocolate, e bebidas. O retorno foi mais apressado como de costume, e a cavalgada chegou ao Rancho às 13:30 horas. Em seguida foi servido o almoço no restaurante, que entre outros pratos, tinha o leitão assado, moqueca de músculo, frango com grão de bico, grande variedade de saladas e duas sobremesas dos deuses.
E dessa forma encerramos a 1ª Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania, uma cavalgada contemplativa, leve e agradável, que contou com cavaleiros entusiastas, alguns de primeira viagem... outros, mais experientes. Mas com certeza, a alegria e a satisfação era igual para todos.
E que seja assim nas próximas cavalgadas!!