terça-feira, 3 de agosto de 2010

3ª Cavalgada 2010 - Cerro do Purunã

Destino: Cerro do Purunã
Data: 31 de julho de 2010
Distância: 22 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 6 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, mata nativa, campos, pastagem, canyons.
Atrativos: contemplação da paisagem do alto do Cerro do Purunã.

Cavaleiros: Gean Carlo (Molde), Lilian Lambert (Lord), Edison (Diamante), Lucy (Gold), Suzy (Tornado), Marcelo Moraes (Fada), Marcelo Cardoso (Lince), Patrícia (Ditador), Priscila (Scooby), João Gabardo (Negro), Paola (Baio), Maria Ângela (Girafa), Sandra (Cainã), Paulo Junqueira (Pandora), Célia Tozetto (Shiva), Marçal (Google Gay Bar), Ielva (Secret), Alvaro, Ivo Cesário, Vladimir, Hélio, Rosali, Luis Eduardo, Júlia, Felipe, Celso Freire, Bernardo, Henrique, Raul Spinato, Adilson, Betina, Ana Laura, Enzo, Célia, Magrão, Suzy, Altair, Paulo, Jarbas e os guias Tiano (Lembrança) e Tianinho (Bolero).



Um agradável dia de sol marcou a 3ª Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania, em São Luiz do Purunã, que aconteceu no dia 31 de julho. O passeio já começou no dia anterior para alguns cavaleiros que pernoitaram no Rancho, garantindo presença no evento. Logo cedo, a mesa do café da manhã estava recheada com broas, bolos, tortas, grande variedade de frios, sucos, e aquele café quentinho, servido no bule. Alguns cavaleiros já preparavam a montaria, escovando seus cavalos, dando aquele brilho especial pra fazer bonito no passeio. O pessoal do Rancho organizava os cavalos que seriam usados pelos cavaleiros que não tinham seu próprio animal, adequando cada montaria ao seu cavaleiro. Finalmente, às 10:15h, a cavalgada partiu do Rancho com seus 51 integrantes, seguindo por estradas rurais, alguns trechos de mata nativa, caminhos que davam vista para a belíssima paisagem da Escarpa Devoniana e o Vale do Rio Açungui. Deixamos a estrada e seguimos por um caminho rumo ao ponto mais alto da região: o Cerro do Purunã. Uma subida íngreme, pesada, um desafio para alguns cavalos, mas que no final, foram recompensados com uma paisagem espetacular: um vasto planalto formado por campos limpos, e a vista de um horizonte infinito, formado por cadeias de montanhas da região de Bateias, indo até o Planalto de Curitiba, identificado pela silhueta de seus prédios. Mais a frente, ainda era possível observar os contornos da Serra do Mar, um pouco ofuscada pela neblina. A cavalgada ainda seguiu uns 5 km pelas trilhas do alto do Cerro, entre áreas de pastagem, campos e matas nativas, alcançando o lado oposto do pequeno planalto, de onde era possível observar a região de Palmeira, e os Campos Gerais no sentido de Ponta Grossa. Finalmente, às 12:30h, chegamos ao ponto de almoço: uma casinha, no meio do campo, onde fomos recepcionados pela cantoria do nosso companheiro Silvestre Alves, o “Cancioneiro da Rota”, com seu violão. Silvestre nos brindou com diversas músicas de sua autoria, e depois teve como parceiro, o Amigo e cavaleiro Hélio Cerqueira Jr., formando um dueto afinado e descontraído. Antes do almoço foi servido um aperitivo de lingüiça com pão, refrigerante e cerveja a vontade. Em seguida veio o arroz, feijão, uma deliciosa costela ao molho, macarrão ao sugo, farofa e saladas. Todos saciados, via-se aos poucos o pessoal se espalhando pelo gramado, tirando aquela soneca com o chapéu cobrindo a cabeça, a cena típica de um cavaleiro descansando após uma cavalgada e um almoço farto. A parada no alto do Cerro durou quase 3 horas, tempo suficiente para curtir a paisagem, pensar na vida, conversar com velhos Amigos, e também de fazer novos Amigos. Criou-se aqui, um clima perfeito de integração e Amizade, pessoas com os mesmos pensamentos e idéias, todas ligadas à magia da Natureza e ao Cavalo, nosso inseparável companheiro.
Hora de retornar, às 15:00h reunimos todo grupo para a foto que certamente marcará a 3ª Cavalgada do Rancho Ventania. E já estamos programando a 4ª Cavalgada do Rancho Ventania, que deverá acontecer em 7 de setembro.

sábado, 10 de abril de 2010

Cavalgada Jovens SUD


Esta cavalgada curta aconteceu no dia 2 de abril de 2010, e envolveu 18 jovens de um grupo chamado "Jovens SUD", participantes de um retiro na região de São Luiz do Purunã.
Entre as atividades realizadas pelos jovens, estava uma pequena cavalgada de 7 km, que passou por estradas
rurais e áreas de campo nativo, com uma duração de 1 hora.

Participaram as seguintes pessoas: Charlene, Amanda, Liliana, Aurea Lúcia, Mateus Time, Lucas, André, Nathan, Mateus, Nicolas, Perseu, Fernando, Luiz, Urieu, Juan, Eric e Aquiles.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

2ª Cavalgada 2010 - Águas da Serra

Resumo da Cavalgada:

Destino: Estância Hidromineral Águas da Serra
Data: 15 de fevereiro de 2010
Distância: 25,5 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 8,5 horas com parada para descanso e lanche
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, floresta nativa, reflorestamento, canyons.
Atrativos: descida da estrada do Cerro, visual da Estância Águas da Serra.

Cavaleiros: Afrânio, Cisoca, Denise, Virgínia, Rita, Ângelo e Nilson.






Após o café da manhã servido no Rancho Ventania, a 2ª Cavalgada 2010 do Rancho Ventania partiu às 9:30 horas em uma comitiva de 7 cavaleiros dispostos a enfrentar mais uma aventura. O pequeno número de participantes facilitou a união e integração do grupo, resultando em uma cavalgada muito animada e descontraída. A melhor surpresa foi a participação da Cisoca que, montada na Shiva, só pretendia fazer um trecho da cavalgada, e retornar com o Afrânio. Mas ela foi se animando, animando, e foi indo. Com certeza as boas companhias deixou-a animada para seguir, chegando com honras e muito mérito ao destino da Cavalgada. Foi a sua primeira participação em uma cavalgada, e com certeza, não foi a última! O Afrânio também participou de nossa cavalgada pela primeira vez, mas ao contrário da Cisoca, ele já é um endurista experimentado. Também tivemos a primeira participação da Rita e do Ângelo, muito à vontade, tomando até chimarrão em cima do cavalo. Às 11:00 horas fizemos uma pequena parada, para esticar as pernas, e tomar uma água e refrigerante. A Cisoca reclamou que não tinha um “lanchinho”, pois a fome estava apertando. Não posso me esquecer do lanchinho dela nas próximas cavalgadas. Seguimos viagem pelas belas trilhas, sempre à sombra da exuberante mata nativa. Entramos em um trecho de reflorestamento com Pinheiro do Paraná, e às 12:15 horas chegamos à Estâcia Hidromineral Águas da Serra, onde a vista dos lagos impressionou a todos. O dia estava maravilhoso, céu azul, muito sol, temperatura agradável. Não podíamos esperar outra coisa, afinal, duas das três “mosqueteiras” que participaram da última cavalgada estavam presentes, e elas garantem que com elas não tem chuva!
Soltamos os cavalos em um piquete com pasto abundante, e nos dirigimos ao restaurante. Comidinha caseira e cerveja pra descontrair, e mais dois casais, companheiríssimos, se juntaram ao grupo: Marçal/Ielva e Alcione/Ruth, que vieram de S10. Depois de um bom papo no deck do restaurante, hora de preparar a volta. O Afrânio e a Cisoca aproveitaram a carona do Marçal, e voltaram de carro, afinal de contas, a Cisoca se superou, e merecia a carona. Na hora de pegar os cavalos no piquete, desabou um temporal de 40 minutos, era muita chuva, e eu e o Nilson corríamos de um lado para outro naquele infindável piquete, e nada dos cavalos deixarem a gente chegar perto. Mas a nossa teimosia foi maior, e quando conseguimos reunir a tropa, a chuva parou, e um sol maravilhoso apareceu. Retornamos pelo mesmo caminho da vinda, pois o Ângelo havia perdido a bomba do chimarrão no trecho. Na volta, a Denise a recuperou, pra felicidade do nosso amigo gaúcho. À 3 km do Rancho Ventania, um segundo temporal desabou sobre a comitiva, deixando todos encharcados. Mas ninguém se importou muito, pelo contrário, a Rita “pediu” a chuva pra Denise e pra Valéria, e todos “lavaram a alma”. Chegando ao Rancho, um banho quente aguardava a todos, e depois, ainda servimos um café com bolo, pra encerrar a cavalgada.

No dia seguinte à cavalgada, a Denise gentilmente enviou o seu relato da cavalgada, que segue abaixo:



Café da manhã delicioso e farto preparado pela Elvira que a Cisoca não aproveitou... E lá pelas tantas, a fome apertou, hora da parada estratégica na encosta para tomar água ou refrigerante sob as árvores.
Conversei com Sr Afranio sobre enduro e aplicação das técnicas de adestramento (dressage), a base do treinamento de cavalos para qualquer esporte ou atividade eqüestre. Comentei que até um camelo responde aos comandos de “mudança de pé ao galope”, sem chicotes ou esporas, apenas com sutis comandos corporais do cavaleiro (segue a “prova” um link do vídeo “camelo dressage” no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=CnsWQ4kNG-w ) e que as técnicas de equitação são universais.
Na Estância almoçamos no deck do restaurante. Nisto víamos as nuvens carregadas chegando... Cisoca completou o percurso até a Estância com distinção e louvor! Voltou de carro junto com Afranio. Ao buscar os cavalos no piquete, pancadas de chuva forte! Eu e Virgínia vestimos as capas e não nos molhamos. A tropa deu trabalho para o Ralf, Nilson e um Garotinho que ficaram encharcados enquanto eu, a Virgínia e a Rita, que adora chuva, ficamos abrigadas no chalé em frente ao piquete, assistindo da varanda “o baile dos cavalos”, e o Angelo foi tirar uma pestana lá dentro. Bastou reunir os cavalos para a chuva parar. Montamos e Virgínia e eu decidimos deixar as capas no carro por conta de nosso “pacto” com São Pedro!
Na ida para a Estância, o Angelo perdeu a bomba de chimarrão, o que para um gaucho , é como perder uma jóia de família. Na volta após aquela chuva torrencial que caiu depois do almoço, todos procurávamos a preciosa bomba. A frente o Nilson puxando o Molde e o aflito Angelo puxando a Shiva, tropeiros típicos, procuravam e observavam qualquer reflexo brilhante, e que eram muitos, com o sol batendo sobre as poças d’água e vegetação após a chuva. Eu atrás, vi a bendita limpinha e brilhante bem no meio do caminho! Ganhei “bônus” por isso! Direito a foto do Angelo e da Rita segurando a preciosidade registrando o feliz encontro!
Ditador perdeu duas ferraduras e na volta sentiu, desci para puxá-lo nas subidas mais íngremes e pedregosas. Paramos e o Nilson encilhou o Molde para que eu pudesse voltar montada enquanto o Angelo, Rita e Virgínia seguiram nos aguardando desmontados mais a frente. Nesta parada, Pandora escapou mas foi pega pelo Angelo e Rita!
Na volta o tempo estava muito agradável! Céu azul com brancas nuvens por quase todo percurso. Virgínia e eu nos vangloriando de não termos pego a chuva forte depois do almoço. Já passada a encosta, uma leve garoa quase imperceptível começou seguida por pancadas de chuva forte que a Rita encomendou! É claro, as capas no carro do Ralf. Ficamos encharcados, com mais de litro de água dentro das botas! Apertamos o passo e não há sensação melhor do que galopar sob a chuva! O Ralf preocupado nos encontrou no caminho de volta.
Chegamos ao Rancho sem chuva, encharcados e fomos recebidos pela Elvira, com um delicioso café bem quente acompanhado de torta para esquentar a alma enquanto aguardávamos o Ralf chegar com nossas coisas que estavam dentro do carro!
Uma cavalgada inesquecível com paisagens deslumbrantes, cavalos francos e pessoas maravilhosas!
Obrigada!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

1ª Cavalgada de 2010 - Ponta do Labrador

Resumo da Cavalgada

Destino: Ponta do Labrador
Data: 31 de janeiro de 2010
Distância: 17 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 4 horas com parada para descanso e lanche
Grau de dificuldade (1 a 5): 1
Ambientes: estrada de terra, campos, pastagem, lagoa.
Atrativos: contemplação da paisagem do alto da Escarpa Devoniana.

Cavaleiros: Ennio (V8), Alexandre (Garoto), Manfred (Shiva), João Gabardo (Negro), Paola (Baio), Denise (Pandora), Valéria (Tornado), Virgínia (Um46), Ângela (Girafa), Diogo, Estêvão, Estevinho, Débora, Dagoberto (Gulliver), Cynthia, Luis, Eneida, Cezar e Nilson (Molde).



O Rancho Ventania iniciou a temporada de cavalgadas de 2010 com um passeio curto, mas muito agradável: fomos à Ponta do Labrador, a 7 km do Rancho. Depois de uma semana marcada pelas fortes chuvas e alagamentos, tivemos o privilégio de ver novamente o sol brilhando, brindando a todos os participantes. Diz a Denise, que quando as três amigas (Denise, Valéria e Virgínia) estão juntas, o sol está garantido. Pelo menos nessa cavalgada, o fato foi comprovado. O dia começou com o café da manhã servido no Rancho, e às 9:30 horas a cavalgada partiu em direção à Pousada Cainã, onde mais alguns cavaleiros se juntaram ao grupo, totalizando 19 conjuntos. Seguimos viagem pela estrada, e aos poucos, os participantes iam se conversando, se conhecendo, e criando novas amizades, como é de costume em nossas cavalgadas. Alguns cavaleiros estavam inaugurando seus cavalos, como nosso amigo Ênnio Vianna, proprietário do restaurante “Sabor & Cia.”, no Mercado Municipal, montado no seu cavalo crioulo chamado “V8”. O Estevinho também participou da cavalgada com uma linda égua Paint de olho azul, recém adquirida do Haras Portal do Purunã. A cavalgada se deu sempre ao passo, para que todos pudessem curtir o visual. Muitos cavaleiros estavam participando pela primeira vez de uma cavalgada do Rancho Ventania, como as “três mosqueteiras” Denise, Valéria e Virgínia, exímias amazonas, a Cynthia, a Débora e o Diogo.
Chegamos à Ponta do Labrador depois de uma hora e meia a cavalo. A ponta fica às margens de um penhasco de pedra, de onde se “avistaria” a Serra da Prata e o vale do Rio da Prata, se não fosse a linda névoa que encobria o fundo do vale, e aos poucos ia subindo pelas encostas, se dissipando para o alto. Uma cena maravilhosa, daquelas que fazem a gente sentar numa pedra na ponta do precipício, e ficar horas admirando os contornos e nuances de um mundo alheio àquele que estamos acostumados a ver no dia a dia.

Depois de 40 minutos de contemplação e muitas fotos, iniciamos o retorno ao Rancho, mas antes fizemos uma paradinha estratégica de meia hora, à sombra de um bosque de Pinus, para um lanche rápido. Foi servido sanduíche natural, barra de cereais, amendoim, chocolate, e bebidas. O retorno foi mais apressado como de costume, e a cavalgada chegou ao Rancho às 13:30 horas. Em seguida foi servido o almoço no restaurante, que entre outros pratos, tinha o leitão assado, moqueca de músculo, frango com grão de bico, grande variedade de saladas e duas sobremesas dos deuses.
E dessa forma encerramos a 1ª Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania, uma cavalgada contemplativa, leve e agradável, que contou com cavaleiros entusiastas, alguns de primeira viagem... outros, mais experientes. Mas com certeza, a alegria e a satisfação era igual para todos.
E que seja assim nas próximas cavalgadas!!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

6ª Cavalgada de 2009 - Cerro do Purunã

Resumo da Cavalgada:

Destino: Cerro do Purunã
Data: 06 de dezembro de 2009
Distância: 17km
Tempo de Cavalgada: 09:20h às 13:40h.
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, campo nativo, floresta.
Atrativos: a paisagem vista do ponto mais alto de São Luiz do Purunã.

Cavaleiros: Edison, Lucy, Bruna, Ivo, Hélio Cerqueira, Rosali, Luis, Eneida, Ciro, Cézar, Marcelo, Celso Freire, Ana Karolina, Altair, Felipe, Enzo, Célia, Marçal, Tiano e Tianinho.



O café foi servido mais cedo no Rancho, e a cavalgada rumo ao Cerro do Purunã partiu às 9:20h, com um percurso de 17km, com 20 cavaleiros. O dia amanheceu nublado, mas sem chuva ou garoa, propiciando um clima muito agradável para a cavalgada. Seguimos pela estrada de chão, cortando alguns trechos de campo nativo, atravessando córregos sobre lageados de pedra, apreciando a sombra de uma linda floresta nativa, que atravessamos por uma estradinha secundária. Chegamos à estrada do Cerro, onde o percurso começava a exigir mais dos cavalos, mas o passeio era mantido sempre no passo, para que todos pudessem admirar a vista do extenso Vale do Rio Açungui, que era apenas uma pequena amostra do que iríamos encontrar pela frente. Deixamos a estrada e tomamos o caminho que nos leva ao alto do Cerro. Uma subida íngreme, que testou o condicionamento dos cavalos, levou os cavaleiros ao ponto mais alto de São Luiz do Purunã: estávamos a 1.150 metros de altitude, o Sol mais uma vez nos recebeu, e nós estávamos simplesmente maravilhados com o que nossos olhos viam. Uma planície de altitude, uma pastagem impecavelmente limpa, e um horizonte infinito, que deixou a todos extasiados, sem poder acreditar no que viam. A sensação de estar montado em um cavalo com aquele cenário a nossa volta foi indescritível. Permanecemos no alto do Cerro por uns 40 minutos, cavalgando pelos campos, e depois fazendo um lanche rápido, entre conversas, suspiros, e a sensação de estar literalmente no “céu”. Com muito pesar, iniciamos o retorno, embora a vontade de todos fosse de permanecer naquele Paraíso pelo resto do dia. Mas o consolo de todos era saber que um delicioso almoço da Elvira estava a nossa espera no Rancho Ventania, fechando um final de semana de cavalgada com chave de ouro.
Um agradecimento especial ao Chiquinho, que confiou na organização da cavalgada e recebeu os cavaleiros com a sua simpatia habitual, e aos guias da cavalgada, Tiano e Tianinho, que trabalharam no sentido de dar toda segurança e confiabilidade à 6ª Cavalgada, permitindo-nos manter o padrão de qualidade das cavalgadas do Rancho Ventania.

E se preparem para 2010: estamos programando novas cavalgadas, e a primeira já acontecerá em janeiro!!

sábado, 12 de dezembro de 2009

5ª Cavalgada de 2009 - Fazenda Santa Rita

Resumo da Cavalgada:

Destino: Fazenda Santa Rita
Data: 05 de dezembro de 2009
Distância: 28km
Tempo de Cavalgada: 09:40h as 16:45h com parada para almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, floresta, reflorestamento, campos naturais.
Atrativos: Canyon da Ferradura, cavalgar pela imensidão dos campos, Sede da RPPN Butuquara.

Cavaleiros: Ângela, João Batista, Hélio, Sérgio, Emília, Enzo, Célia, Altair, Felipe, Ana Karolina, José Vicente e Nilson.



A 5ª Cavalgada de 2009 do Rancho Ventania aconteceu no dia 5 de dezembro, e contou com a participação de 11 cavaleiros. Logo cedo foi servido o tradicional café da manhã no Rancho, e às 9:40h partimos em direção à Fazenda Santa Rita. O tempo não estava dos melhores, e uma garoa fina insistia em nos acompanhar, obrigando todos os participantes a usarem suas capas de chuva. Mesmo assim, a cavalgada foi muito agradável, com percurso leve de 28km de ida e volta, passando por estradas rurais, áreas de reflorestamento, e as belíssimas paisagens dos campos naturais, quebrados abruptamente pelos cânions da Escarpa Devoniana. No meio da trilha fomos recepcionados pelo nosso anfitrião e amigo, Luis Eduardo Veiga Lopes, que desta vez não estava à cavalo, mas de Jeep. O Marco Antonio e seu filho, Christian também acompanharam a cavalgada de Jeep, dando apoio moral à sua esposa, Ângela, a única cavaleira de São Luis do Purunã a participar do evento. Saímos do percurso habitual, desviando em direção ao Cânyon da Ferradura, um pequeno cânyon em forma de ferradura, margeado por enormes paredões de pedra, que chegam a 50 metros de altura em alguns pontos. Ao longo de todo trajeto, a cavalgada contou com o apoio dos 3 veículos traçados, para levar o almoço e bebidas ao nosso ponto de descanso: a RPPN Butuquara, onde chegamos após 3 horas de cavalgada. Um local que impressiona pelo seu isolamento e beleza natural. No almoço foi servido arroz branco, uma deliciosa costela de panela que recebeu muitos elogios, e macarrão à bolonhesa, além da salada de tomate. A garoa deu lugar ao sol, animando ainda mais os participantes, e enquanto descansávamos contemplando uma paisagem deslumbrante, os cavalos pastavam em um piquete, aguardando o retorno. Às 15:00h partimos de volta ao Rancho. Após a chegada, os cavalos foram desencilhados e tratados, e os cavaleiros, de banho tomado, aguardavam a hora do rodízio de Pizza, tomando uma cervejinha, uma caipirinha ou um bom vinho no jardim do Rancho. A noite ainda esperava por todos para um baile, que os cavaleiros, já cansados, não dispensaram.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

4ª Cavalgada de 2009 - Pousada Cristal do Horizonte

Resumo da Cavalgada:

Destino: Pousada Cristal do Horizonte
Data: 24 e 25 de outubro de 2009
Distância: 35km (em dois dias)
Tempo de Cavalgada:
Dia 24: 09:40h às 15:30h, com parada para almoço
Dia 25: 09:30h às 11:30h.
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, floresta, reflorestamento, campos, pastagem, rios.
Atrativos: Capela do Tamanduá, Rio Tamanduá na Pousada Cristal do Horizonte, vista da Ponte dos Arcos.


Cavaleiros: Luis Henrique (Kit), Paulo Renato (Tornado), Cristina (Shiva), Eduardo (Lince), Bira, Luciano, sobrinho do Luciano, filho do Lazinho, Nilson (Lage) e Ralf.

Depois de algumas tentativas frustradas por causa do mau tempo, foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro a 5ª Cavalgada de 2009 do Rancho Ventania. Os dez participantes da cavalgada estavam decididos a encarar os desafios do passeio, faça chuva ou faça sol. E depois de muitas semanas de chuva, o céu se abriu e agraciou os cavaleiros da 4ª cavalgada, que percorreram a região dos Campos Gerais, saindo do Rancho Ventania, em São Luis do Purunã às 9:40 horas da manhã, e chegando à Pousada Cristal do Horizonte, no Tamanduá, ao final da tarde. Foram 24 km de boa prosa e belas paisagens, com uma parada para o almoço na histórica Capela do Tamanduá, construída pelos Jesuítas em 1730, e considerada a 2ª Igreja mais antiga do Paraná. Após um descanso merecido, a cavalgada segue cortando os campos nativos até chegar à Pousada Cristal do Horizonte, onde o banho nas corredeiras e panelas do Rio Tamanduá é um grande atrativo. A noite foi servido um carneiro e costela no fogo de chão, refazendo as energias para a cavalgada do dia seguinte. Pernoitamos em chalés, e às 8:00 horas do dia seguinte, o café da manhã estava sendo servido. Cavalos encilhados, e às 9:30 horas seguimos para a segunda parte da cavalgada: entremeando os campos e pastagens, e uma área de reflorestamento, o passeio acompanha o trajeto do Rio Tamanduá, que mais a frente desemboca no Rio dos Papagaios. Este, por sua vez, desemboca no Rio Iguaçu, próximo à Ponte dos Arcos, a qual os participantes tiveram o privilégio de admirar, pela imponência de seus 600m de vão, sustentada por vários arcos de concreto armado. Após 11 km de cavalgada, retornamos ao Rancho Ventania, onde nos deliciamos com um belo almoço, em companhia de outros clientes do Rancho. Agora é só curtir os bons momentos vividos, as novas amizades feitas, e aguardar a próxima cavalgada, que está programada para Dezembro.