segunda-feira, 18 de outubro de 2010

5ª Cavalgada 2010 - Fazenda Santa Rita

Data: 12 de outubro de 2010
Distância: 28,6 km (ida e volta)
Tempo de Cavalgada: 5 horas, mais a parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 2
Ambientes: estrada de terra, florestas e campos nativos, pastagens, Canyons, pequenas formações de arenito.
Atrativos: cavalgar pelos campos nativos e almoço na RPPN Butuquara.

Participantes:
Cindy (Fada), Evandro (Apache), Denise (Girafa), Virgínia (Pandora), Pedro Stroparo (Lince), Daiana (Lage), Vladimir (Tornado), Hélio, Rosali, Adriano (Shiva), Jarbas, Valdir, Murilo Milleo, Renato, Marquinhos, Renata, José Amálio, Amin, Milton Nitta, Hélcio, Jorge Raupt, Marcelo Muller, Julia, Alyson, Luis Francisco, Jorge Belich, Jorge Weigert, Junior, Estêvão, Estevinho, Luis Felipe, Rodrigo, VP1?, VP2?, Mari, Marlon, Marlon Filho?, Mariana, Eduardo Melara, Odairzinho, Guilherme, Tiano, Vicente.


A 5ª Cavalgada de 2010 do Rancho Ventania aconteceu no dia 12 de outubro, e teve como destino, a RPPN Butuquara, localizada na Fazenda Santa Rita. Uma agradável cavalgada de 28,6 km, que iniciou com um delicioso café da manhã, servido às 8:30h no Rancho Ventania.
Às 9:30h a cavalgada partiu do Rancho com 43 cavaleiros, seguindo 9 km por uma estrada rural tranqüila, e paisagem de fazendas de gado. Entramos na Fazenda Butuquara, e partir desse ponto, a cavalgada passa pelos extensos campos naturais, típicos dos Campos Gerais. Nesta hora, um galopinho é irresistível e ambos, cavalo e cavaleiro, sentem a imensa sensação de liberdade. Os cavaleiros espalhados pela vastidão dos campos é uma cena maravilhosa, indescritível. Em alguns trechos do passeio, avista-se ao fundo, o Canyon da Ferradura, assim batizado por um grupo de escaladores, pela sua forma em “U”. Mais adiante, aparecem algumas formações de arenitos, que se apresentam nas mais variadas formas e tamanhos. Passamos por um capão de mata nativa, já dentro da RPPN, e seguimos em direção a uma elevação natural do terreno, que forma um verdadeiro mirante. Lá de cima os 43 cavaleiros podem “avistar o Mundo”, uma visão infinita de 360°. A 500 metros dali já era possível avistar o pequeno capão onde fizemos a parada para descanso e local de almoço.
Lá chegamos às 12:00h, e acomodamos os cavalos ao longo da cerca de um piquete. Logo foi servida uma lingüiça e coração de peru, acompanhados de farinha e pão. Não podia faltar uma geladinha: mas faltou. Em pouco tempo as 48 latinhas estavam vazias, por conta do sol agradável, e da companhia. Após o aperitivo, veio o churrasco acompanhado de arroz branco e saladas. E pra terminar, frutas, paçoquinha, chocolate e barra de cereais.

A famosa “sesta” foi praticada por muitos cavaleiros, descanso merecido depois de uma cavalgada e um farto almoço. Às 14:00h iniciamos o retorno ao Rancho, e aí foi cada um por sua conta própria. Chegando ao Rancho ainda foi servido café com bolo, encerrando a nossa 5ª Cavalgada.
Um passeio agraciado por um dia maravilhoso de sol, boa companhia, e acima de tudo, o belíssimo visual da paisagem, que só os Campos Gerais nos oferecem. Não podemos deixar de fazer um agradecimento muito especial ao grande AMIGO Luis Eduardo Veiga Lopes e toda sua família, proprietários da Fazenda Santa Rita, pela sua hospitalidade, prestatividade e atenção dedicada à organização da cavalgada, dando o privilégio aos cavaleiros em conhecer e viver esta deslumbrante região do nosso estado.

Um comentário:

Unknown disse...

Ralfi,
Eu estava nesta cavalgada com a Lage e vc não me colocou na lista dos cavaleiros.
Ana Carolina