sexta-feira, 11 de março de 2011

1ª Cavalgada 2011 - Haras Topo da Serra

Destino: Haras Topo da Serra
Data: 05 de março de 2011


Distância: 21,9 km
Tempo de Cavalgada: 5 horas com parada para descanso e almoço
Grau de dificuldade (1 a 5): 3
Ambientes: estrada de terra, banhados, campo nativo, pastagem, Floresta e área urbana.
Atrativos: campos naturais do Alto do Redondo e vista do 1º Planalto Paranaense.

Cavaleiros: Jarbas, Luciano, Dejair, Denise, Virgínia, Juarez, Sergio, Allyson, Luis Francisco, Jorge, Manuela, Maurício Moraes, Paula, Dayane, Aline, Alexandre, Fabiano, Marcelo Stephanes, Gabriela, Marcelo Ulsenheimer, Arturzinho, Kleber, Ana Vitória, Ormando, Renatinho e Vicente.


Um dia agradável, nem calor nem frio, algumas nuvens, o sol meio tímido aparecendo de vez em quando: dia ideal para a 1ª Cavalgada de 2011 do Rancho Ventania, localizado em São Luiz do Purunã, apenas a 50 km de Curitiba.

Como de costume, o dia dos cavaleiros começou com um farto café da manhã servido no Rancho Ventania. Pouco a pouco os cavaleiros iam chegando, procedentes de Curitiba, Piraquara e Palmeira. Muitos vieram com seus próprios cavalos. A cavalgada partiu às 10:40 horas com 26 participantes, todos muito animados e anciosos. Destaque para a Manuela, filha do Jorge Belich. Com apenas 6 anos, ela que fez toda a cavalgada montada na Shiva, passando sem problemas por todos os obstáculos; uma “baita” amazona de futuro. Outro cavaleiro de futuro que participou da cavalgada foi o Arturzinho, também com 6 anos, que tem se destacado nas provas de Enduro Eqüestre. Infelizmente o seu cavalo perdeu a ferradura e ficou impossibilitado de continuar na cavalgada.

Logo de início, a primeira aventura: um banhado mais “denso”, vulgarmente chamado de “atoleiro”, onde todos passaram sem maiores dificuldades... exceto o Allyson... cuja égua literalmente tomou um banho de lama.

A cavalgada seguiu pela imensidão dos campos e pastagens nativas do alto da serra, uma paisagem exuberante, de onde se avista o 1º Planalto Paranaense e lá no horizonte, a Serra do Mar. Seguimos por alguns trechos que antigamente eram utilizados pelos tropeiros, passamos por Matas Nativas que ainda guardam importantes relíquias da nossa fauna e flora, como o Bugio, Puma, Gatos do mato, a Araucária, Imbuias, Canelas, etc. Chegando à Vila de São Luiz do Purunã, cortamos caminho por uma área de vegetação nativa, um misto de campos, campinas, capões de mata e floresta secundária. Nesta área ocorrem magníficos afloramentos rochosos, mas esta paisagem infelizmente está sendo “engolida” pela regeneração do Pinus.

Duas horas e meia de cavalgada, muita prosa entre os participantes, e chegamos ao Haras Topo da Serra, dos nossos amigos Júlio e Guilherme Pisseti, que nos ofereceram seu espaço para o descanso da tropa e almoço. Nosso companheiro e Amigo Renato e sua esposa Sandra foram os responsáveis por servir uma deliciosa costela no fogo de chão, acompanhada de arroz, farofa e saladas.

O retorno ao Rancho Ventania foi pela estrada principal, e nessa hora cada um vai no seu próprio ritmo. Chegando ao Rancho, hora de tratar dos cavalos, embarcá-los no caminhão e retornar pra casa. Agora é esperar pela 2ª Cavalgada de 2011, que vai acontecer em Abril !!

3 comentários:

Denise K disse...

Abertura da temporada 2011 de cavalgadas do Rancho Ventania coroada com louros! Paisagens deslumbrantes, um grupo de cavaleiros alegres e entusiastas da natureza e cavalos valentes! Parabéns Ralf e toda Equipe empenhada sempre em nos proporcionar momentos únicos! Abraços Denise

Unknown disse...

ralf!!!! tava vendo uma umas fotos no blog de 2009 e vc lembrou de minhas enroscadas nos galhos, heheheh, hoje também tava vendo o ´cd da cavalgada na fazenda do seu Joanin, é de 2007, poe ai no blog, as fotos estão lindas, que saudade.... abraços da cida.

Rancho Ventania disse...

Oi Cida, é sempre bom ver como os amigos lembram das aventuras que passamos juntos. Pretendo publicar todas as cavalgadas que venho fazendo desde 2004, são mais de 50, mas o tempo é curto. Mas aguarde, todas estarão no blog, e conto com a ajuda dos participantes, para lembrar de detalhes pitorescos, como os "galhos na cabeleira da Cida". Bjos...